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dc.contributor.authorLima, Wilame da Silva-
dc.date.accessioned2024-08-14T16:30:46Z-
dc.date.available2024-08-14T16:30:46Z-
dc.date.issued2023-01-27-
dc.identifier.citationLIMA, W. S. (2023)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5533-
dc.descriptionLIMA, Wilame da Silva. A avaliação da aprendizagem no município de Acarape-CE: percepção de professores(as) e alunos(as) sobre as avaliações internas e externas. 2023. 120f. Dissertação - Curso de Ensino e Formação Docente, Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA avaliação da aprendizagem é um recurso pedagógico que permite ao educador(a) verificar o desempenho escolar de seus estudantes. É através desse tipo de exame que professores(as) tem a possibilidade de rever/modificar as suas práticas pedagógicas, no intuito de obter um melhor êxito no processo de ensino-aprendizagem. Considerando esses pressupostos, esta pesquisa objetiva analisar as avaliações internas e externas no âmbito dos Anos Finais para a melhoria do ensino-aprendizagem na Escola de Ensino Fundamental Padre Antônio Crisóstomo do Vale, localizada no município de Acarape-CE. Quanto à metodologia, trata-se de uma investigação que articula estudo bibliográfico com pesquisa de campo do tipo qualitativa. O referencial teórico baseia-se em conceitos como: autobiografia, percursos formativos e avaliação da aprendizagem. Assim, buscou-se, quanto aos conceitos abordados nesta pesquisa, autores que pesquisam e escrevem, dentre os quais, pode-se destacar: Vianna (1993, 2001), Depresbiteris (2003), Souza (1993), Libâneo (1999), Perrenoud (1999), Freire (2000), Ramos (2001), Hoffmann (1993) e Luckesi (1995, 2005, 2006, 2009 e 2012). Para a coleta de dados, foram aplicados questionários semiabertos, realizados presencialmente com os discentes e docentes da instituição. No que consiste ao produto educacional, foi construído uma cartilha educativa no qual contém informações proporcionadas pela coleta realizada. Como resultados, destacam- se a importância de formações continuadas na área de avaliação de aprendizagem, bem como a utilização de metodologias ativas em sala de aula como uma ferramenta potencializadora no processo de ensino-aprendizagem. A conclusão alcançada nesta pesquisa é a de que docentes e discentes possuem um entendimento superficial no que se refere-se à definição de avaliação de aprendizagem e atrelam/relacionam o mesmo a mera aplicação de exames, necessitando um aprofundamento maior acerca do tema.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.subjectPercurso Formativopt_BR
dc.subjectAvaliação da Aprendizagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA avaliação da aprendizagem no município de Acarape-CE: percepção de professores(as) e alunos(as) sobre as avaliações internas e externaspt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE)

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