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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5534
Título: | Pretagogizando para afroletramento: ações pedagógicas desde a literatura afro-brasileira para uma educação das relações étnico-raciais de docentes e discentes de uma escola pública de Fortaleza-CE |
Autor(es): | Ferreira, Antonia Fernandes |
Palavras-chave: | Pretagogia Afroletramento Literatura afro-brasileira Educação para as relações étnico-raciais |
Data do documento: | 26-Jan-2024 |
Citação: | FERREIRA, A. F. (2024) |
Resumo: | A presente dissertação buscou investigar até que ponto ações pedagógicas com a Literatura afro-brasileira desde a influência da Pretagogia podem contribuir para o Afroletramento, a fim de potencializar a educação para as relações étnico-raciais de docentes e discentes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública em Fortaleza/Ceará. Para tal estudo, foram apresentadas quatro categorias conceituais, sendo elas: Pretagogia, Afroletramento, Literatura afro-brasileira e Educação para as relações étnico-raciais. Os estudos têm como base para o aprofundamento teórico-metodológico autores(as), como Alves (2015) Asante (1980, 2009), Candau (2010), Coelho (1991), Cosson (2022), Cunha (1999), Jares (2007), Kilomba (2019), Freire (1983, 2011), Libâneo (2001), Meijer (2012, 2019), Nascimento (2010), Petit (2015, 2021), Pimenta (1999), Silva (2013), Soares (2021), Zilberman (1994), dentre outros que se dedicam a construir uma educação na perspectiva afrocentrada, progressista e emancipatória. Esta é uma pesquisa qualitativa, tendo como referencial teórico- metodológico a Pretagogia, baseada em experiências pedagógicas Afrocentradas. Esta modalidade de pesquisa visa contribuir com o Afroletramento de docentes e discentes, do mesmo modo com a educação para as relações étnico-raciais, somando-se ao cumprimento da Lei 10.639/03. Para a produção dos dados, foi realizado um curso de extensão, composto por cinco (05) oficinas formativas, com o intuito de proporcionar novos conhecimentos na perspectiva do Afroletramento das docentes, para, assim, ressignificar suas práticas pedagógicas e consequentemente alcançar as(os) discentes nas suas potencialidades e subjetividades. As ações formativas contribuíram para resgatar as memórias afro-ancestrais, ressignificar práticas pedagógicas e ampliar os conhecimentos, fortalecendo a educação para as relações étnico-raciais, em cumprimento à Lei no 10.693/03 e à Lei 11. 645/08. Portanto, os resultados desta pesquisa mostram a importância das vivências formativas para Afroletramento docente e discente no universo da cultura africana e afro-brasileira, valorizando nossas referências identitárias, atravessadas de saberes e fazeres que constituem o nosso patrimônio histórico e nossa memória ancestral. |
Descrição: | FERREIRA, Fernandes. para afroletramento: ações pedagógicas desde a literatura afro-brasileira para uma educação das relações étnicoraciais de docentes e discentes de uma escola pública de Fortaleza-CE. 2024. 202f. Dissertação - Curso de Ensino e Formação Docente, Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5534 |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE) |
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