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dc.contributor.authorFarias, Cristiane Jurdenia de-
dc.date.accessioned2024-08-14T16:37:22Z-
dc.date.available2024-08-14T16:37:22Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.citationFARIAS, C. J. (2023)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5535-
dc.descriptionFARIAS, Cristiane Jurdênia de. Educação em direitos humanos e formação continuada de professoras da educação infantil na rede municipal de ensino de Jijoca de Jericoacoara - Ceará. 2023. 133f. Dissertação - Curso de Ensino e Formação Docente, Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA Educação em Direitos Humanos é essencialmente necessária na prática cotidiana de cada professor ou professora da Educação Infantil. Alicerçar as bases de uma formação escolarizante é tarefa extremamente complexa que exige do educador atuante nessa etapa um olhar sensível para além das imposições do sistema e da mera reprodução dos documentos normativos que foram criados de forma vertical para orientar a Educação Infantil. É oportuno aguçar o olhar para as práticas educacionais que estão sendo experienciadas desde a infância, que, com a fragmentação do conhecimento e a falta de diálogo entre os saberes, impossibilitam uma educação comprometida com os direitos fundamentais. Objetiva-se analisar as contribuições de uma proposta pedagógica de formação continuada sobre Educação em Direitos Humanos para docentes no âmbito da Educação Infantil na rede municipal de ensino de Jijoca de Jericoacoara. Metodologicamente, a investigação de abordagem qualitativa utilizou-se da pesquisa-formação e se desenvolveu por meio de encontros formativos com as professoras atuantes na pré-escola. A pesquisa analisou os dados construídos dialogando com as perspectivas teóricas de autores como: Tosi (2004), Soares (2004), Candau (2008; 2014), Saviani (2009), Imbernón (2010), Oliveira (2011), Pimenta (2029) e Libâneo (2019), dentre outros estudiosos selecionados. O estudo revelou a importância de práticas pedagógicas pautadas na Educação em Direitos Humanos evidenciadas a partir do processo formativo desta pesquisa, em que apontamos caminhos para que as experiências desenvolvidas com as crianças possam ser mais significativas e permeadas por esse modelo de educação que defendemos: emancipatória, dialógica e formadora de sujeitos de direitos efetivamente. Urge, portanto, a necessidade de superar alguns desafios, mobilizando docentes, especialmente em contextos formativos como esse, para o exercício da reflexão crítica sobre a formação e a prática como caminho para a busca constante dessa educação transformadora do ser.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação em Direitos Humanospt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectFormação Continuadapt_BR
dc.titleEducação em direitos humanos e formação continuada de professoras da educação infantil na rede municipal de ensino de Jijoca de Jericoacoara - Cearápt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE)

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