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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5538
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Verônica Lopes dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-15T12:49:26Z | - |
dc.date.available | 2024-08-15T12:49:26Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-25 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, V. L. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5538 | - |
dc.description | SANTOS, Verônica Lopes dos. Avaliação institucional no CEJA Prof. José Neudson Braga: uma construção possível. 2024. 12f. Dissertação - Curso de Ensino e Formação Docente, Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo aborda a temática da avaliação institucional no âmbito do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Prof. José Neudson Braga, em Fortaleza-CE, haja vista a pouca visibilidade e discussão sobre o tema no âmbito dos CEJAs. O objetivo geral da pesquisa é elaborar um instrumental de indicadores de qualidade para a autoavaliação institucional, a partir da realidade do CEJA Prof. José Neudson Braga, a fim de se criar uma cultura de avaliação uniforme e sistemática nos CEJAs. Quanto aos objetivos específicos, a pesquisa se propõe a (i) compreender, à luz de pressupostos teóricos, as concepções de avaliação educacional e sua relação com avaliação institucional; (ii) levantar indicadores de avaliação institucional junto aos sujeitos da pesquisa (núcleo gestor, professores, alunos e funcionários). O estudo fundamentou-se em contribuições de teóricos dos campos da avaliação educacional e da avaliação institucional, como Dias Sobrinho e Balzan (2000), Dias Sobrinho (2000; 2003; 2004; 2022), Fernandes (2002), Lück (2012), Luckesi (2005; 2011; 2018) e Scriven (2018); da área de políticas em educação, a exemplo de Scriven (2018), Villas Boas (2008), Vianna (2014, 2005, 2000), dentre outros, que foram importantes para a construção desta dissertação. Inclui-se ainda nesse rol, Freire (1987; 1996; 2022) e Haddad e Di Pierro (2000), enriquecendo o debate sobre a educação de jovens e adultos. No que se refere à metodologia, constitui-se pesquisa-ação, de natureza qualitativa. Do ponto de vista de seus objetivos, trata-se de pesquisa exploratória e, com relação aos procedimentos técnicos, caracteriza-se como bibliográfica e documental. A análise e discussão dos resultados subsidiaram a elaboração do produto educacional, que no contexto desta pesquisa é um instrumental de indicadores de qualidade para a autoavaliação institucional dos CEJAs, a partir da realidade do CEJA Prof. José Neudson Braga. Espera-se que a elaboração deste instrumental de avaliação, em uma perspectiva sistemática e qualitativa, possa se materializar como um dos primeiros passos para se instaurar uma cultura avaliativa na referida instituição, com vistas a fortalecer as ações e políticas internas voltadas para o público atendido. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Avaliação institucional-CEJA | pt_BR |
dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.title | Avaliação institucional no CEJA Prof. José Neudson Braga: uma construção possível | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE) |
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