Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5547
Título: Gestão de pessoas na administração pública: avaliação de desempenho de professores do ensino primário em angola
Autor(es): Oliveira, Noé Maleco de
Palavras-chave: Avaliação de Desempenho
Qualidade pedagógica
Docentes
Escolas primárias
Data do documento: 18-Mai-2018
Citação: OLIVEIRA, N. M. (2018)
Resumo: O principal objetivo deste trabalho foi pesquisar a percepção dos professores quanto aos impactos da Avaliação de Desempenho Docente na melhoria da qualidade da atividade pedagógica,especificamente nas Escolas Primárias do Distrito Urbano de Nova Vida em Luanda. Quanto à seleção metodológica, a pesquisa assumiu uma perspectiva qualitativa, tendo como estratégia, o estudo de caso e a entrevista como instrumento de recolha de dados. Estruturado em quatro partes, tais como: na primeira faz uma caracterização dos professores. Na segunda descreve o modelo de avaliação de desempenho em Angola. Na terceira destaca propostas e sugestões de análise empírica, que ocorreu no ano letivo de 2016 nas Escolas Primárias no 2033 e 2034 do Município de KilambaKiaxi numa amostra de 11 professores sobre a atividade docente, de modo a discorrer acerca do modelo de avaliação supracitada. Na quarta e última é ressaltado os principais resultados dessainvestigação apontam para o fato de os docentes inqueridos conhecerem a essência de tal a avaliação, a influência que ela traduz na sua vida profissional e no sucesso qualitativo pedagógico de forma abrangente.Assim, os docentes entrevistados demonstraram perceptivelmente de que este modo de avaliar em alguns casos cria tensões, desânimos, conflitos e discórdia quando os avaliadores não cumprem efetivamente com as normas e princípios que são estabelecidos durante o processo, e afeta negativamente no desenvolvimento do professor e, até mesmo, na prestação dos alunos em sala e nas relações interpessoais entre avaliadores/gestores escolares e os professores avaliados da instituição de ensino. De forma conclusiva, os professores reclamam por uma avaliação de desempenho que seja clara, justa que vá ao encontro das normas, e procedimentos elaborados pela comissão de avaliadores. O procedimento deve ser avaliado com a intercepção das informações vindas de distintas fontes, tais como: observação às aulas, acompanhamento nas atividades extraescolares, acompanhamento na relação com os professores, assiduidade, pontualidade etc.Recomendamos que é importante identificar as necessidades de formação com vista a permitir maior envolvência na aplicação de todos os atores da avaliação, criar e construir sistemas participativos de gestão tangente a avaliação do desempenho, partindo pela produção e divulgação dos instrumentos no acompanhamento do trabalho dos professores, e comprometimento de todos com os objetivos bem definidos pela instituição educativa.
Descrição: OLIVEIRA, Noé Maleco de. Gestão de pessoas na administração pública: avaliação de desempenho de professores do ensino primário em angola. 2018. 75f. Monografia (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5547
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NOÉ MALECO DE OLIVEIRA.pdf2018_mono_nooliveira.pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.