Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5548
Título: O Bolsa Família e seu impacto social na vida das mulheres em Acarape-Ceará
Autor(es): Silva, Raquel Ferreira da
Palavras-chave: Política pública
Problema público
Programa Bolsa Família
Pobreza
Empoderamento
Data do documento: 26-Set-2018
Citação: SILVA, R. F. (2018)
Resumo: Política pública pode ser assim definida como um projeto elaborado para enfrentar um problema que atinge uma quantidade considerável de pessoas, ou seja, um problema público. Com a questão da fome e enormes desigualdades sociais existentes no território brasileiro (o problema público) e a partir da experiência com programas assistenciais anteriores, surge o Programa Bolsa Família – PBF (uma política pública), que nasce com a finalidade de tirar milhões de brasileiras/os da pobreza e extrema pobreza. E como o nordeste brasileiro se traduz no maior beneficiário deste Programa, o objetivo primordial deste estudo é analisar o impacto do Programa Bolsa Família na vida de mulheres no município de Acarape do estado do Ceará. Sob esta ótica, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de cunho descritiva, onde buscou-se através de técnicas de observação, entrevista, interpretação e análise de dados, compreender como ocorre/ocorreu a aplicação do benefício recebido na vida das famílias participantes bem como quais foram as mudanças discorridas no contexto familiar das participantes e como interpretá-las sob a ótica das relações de gênero. Sendo constatado, a partir desta pesquisa, que o PBF promoveu uma melhoria na qualidade de vida das participantes, ainda que tenha conseguido tirar apenas 10% das famílias participantes das condições de extrema pobreza, o Programa conseguiu melhorar as condições de pobreza existentes; proporcionou igualmente um aumento da autonomia feminina e, pode-se inferir que o PBF, para não se caracterizar somente como um socorro público momentâneo, deve investir, juntamente com outras políticas públicas na qualificação educacional e profissional de suas participantes, para que assim tais mulheres possam aumentar as chances de emprego com vínculo formal e dessa forma obter o empoderamento econômico, ajudando a tais famílias a quebrar o ciclo geracional de pobreza existente.
Descrição: SILVA, Raquel Ferreira da. O Bolsa Família e seu impacto social na vida das mulheres em Acarape-Ceará. 2018. 64f. Monografia (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5548
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAQUEL FERREIRA DA SILVA.pdf2018_mono_rasilva.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.