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dc.contributor.authorMarinho, Luana Nascimento-
dc.date.accessioned2024-08-16T17:55:53Z-
dc.date.available2024-08-16T17:55:53Z-
dc.date.issued2024-04-26-
dc.identifier.citationMARINHO, L. N. (2024)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5559-
dc.descriptionMARINHO, Luana Nascimento. A potencialidade das práticas multiletradas para a transformação da educação no Ensino Médio, com ênfase na Lei 10.639/03, no Colégio Estadual do Campo Anna Junqueira Ayres Tourinho. 2024. 102 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem: Contextos Lusófonos Brasil-África) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA potencialidade das práticas multiletradas para a transformação da educação no Ensino Médio, com ênfase na Lei 10639/03, é uma temática de grande relevância no contexto educacional atual. Nesse cenário, emergem objetivos específicos que se delineiam em torno da viabilidade do desenvolvimento dos multiletramentos, os quais englobam investigar a implementação da Pedagogia de Projetos no Colégio Estadual do Campo Anna Junqueira Ayres Tourinho como estratégia pedagógica para promover multiletramentos de acordo com as pesquisas de alguns estudiosos como Baldarça et al. (2021) e assim avaliar os impactos dessa abordagem na integração das disciplinas do currículo escolar e investigar o engajamento e a aprendizagem dos alunos por meio da Pedagogia de Projetos. Com abordagem qualitativa, o estudo ressaltou a importância da capacitação dos professores diante das novas tecnologias e sua relevância para a educação. A Pedagogia de Projetos surge como um caminho promissor para promover multiletramentos, pois possibilita a integração de diferentes áreas do conhecimento, favorecendo uma abordagem interdisciplinar. Ao trabalhar com projetos que envolvem a utilização de múltiplas linguagens, como textos escritos, imagens, vídeos e recursos tecnológicos, os alunos têm a oportunidade de desenvolver o senso crítico necessário para a sociedade contemporânea, no que compete o desenvolvimento do projeto de execução no qual houve a aplicabilidade, os alunos e os professores juntos construiram uma perspectiva linear afim de propor momentos de interação com o grande grupo escolar destacando a importancia de se trabalhar a cultura em diferentes propostas (textos, poemas, teatros, criações audiovisuais). A Lei 10639/03 desempenha um papel fundamental nesse contexto, pois estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas, contribuindo para a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo. Ao incorporar os conteúdos previstos na lei nas práticas multiletradas, os estudantes têm a oportunidade de conhecer e valorizar a diversidade cultural presente na sociedade, ampliando sua compreensão sobre a história e contribuições dos povos afrodescendentes para a formação do país. A conclusão do estudo apontou que as novas tecnologias demandam uma constante capacitação dos professores, a fim de que possam utilizá-las de forma eficaz no contexto educacional. Além disso, evidenciou-se que a abordagem da Pedagogia de Projetos, aliada aos multiletramentos, promove uma aprendizagem mais significativa e engajadora para os alunos, estimulando sua autonomia, criatividade e pensamento crítico. Ao trabalhar com projetos que exploram diferentes linguagens e estimulam a reflexão sobre a diversidade cultural, os estudantes são incentivados a se tornarem cidadãos conscientes de seus direitos e deveres na sociedade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBrasil. [Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003]pt_BR
dc.subjectColégio Estadual Anna Junqueira Ayres Tourinho - Estudo de casospt_BR
dc.subjectEducação midiática - São Francisco do Conde (BA)pt_BR
dc.subjectPedagogia de projetospt_BR
dc.titleA potencialidade das práticas multiletradas para a transformação da educação no Ensino Médio, com ênfase na Lei 10.639/03, no Colégio Estadual do Campo Anna Junqueira Ayres Tourinhopt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações - Mestrado em Estudos de Linguagens: Contextos Lusófonos Brasil-África (São Francisco do Conde)

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