Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/557
Title: Saberes da Etnociência e o ensino da geometria
Other Titles: uma experiência da etnomatemática com alunos do 8° ano da E.M.E.I.E.F. Cecília Pereira, em Redenção, Ceará
Authors: Barbosa, Maria Karine Rocha
Keywords: Etnociência - Brasil
Geometria
Etnomatemática
Redenção - CE
Issue Date: 2016
Citation: BARBOSA, M. K. R. (2016)
Abstract: Este estudo tem como escopo compreender os conteúdos de geometria através de objetos concretos relacionando-os aos saberes populares dos discentes através da etnociência. Vislumbra-se como problemática geral já consolidada nas escolas públicas brasileiras as dificuldades que os aprendentes apresentam em relação ao ensino-aprendizagem de matemática em geral e, especificamente no que se refere à matéria de geometria. Em face de tal problemática, este trabalho mostra fortes indícios de que os saberes populares da etnomatemática soa como uma alternativa de possível solução para problemas existentes no cotidiano escolar, sobretudo no ensino de nível fundamental haja vista que essa ferramenta estimula o raciocínio lógico-cognitivo e uma aprendizagem objetiva a partir da realidade de cada aprendente. A pesquisa é do tipo exploratório-descritiva, de abordagem qualitativa e de método prevalecentemente de pequisa-ação com análise empírica. O lócus deste estudo é a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cecília Pereira em Redenção- CE e os sujeitos sociais são os alunos do 8º ano. A proposta através do uso de objetos concretos (jogos) no ensino da Geometria trouxe aos discentes: autocontrole, possibilidade de estratégias, ensinamentos de convivência e uma aula mais dinamizada.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/557
Appears in Collections:Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Karine Rocha Barbosa.pdf1,3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.