Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/557
Título: Saberes da Etnociência e o ensino da geometria
Título(s) alternativo(s): uma experiência da etnomatemática com alunos do 8° ano da E.M.E.I.E.F. Cecília Pereira, em Redenção, Ceará
Autor(es): Barbosa, Maria Karine Rocha
Palavras-chave: Etnociência - Brasil
Geometria
Etnomatemática
Redenção - CE
Data do documento: 2016
Citação: BARBOSA, M. K. R. (2016)
Resumo: Este estudo tem como escopo compreender os conteúdos de geometria através de objetos concretos relacionando-os aos saberes populares dos discentes através da etnociência. Vislumbra-se como problemática geral já consolidada nas escolas públicas brasileiras as dificuldades que os aprendentes apresentam em relação ao ensino-aprendizagem de matemática em geral e, especificamente no que se refere à matéria de geometria. Em face de tal problemática, este trabalho mostra fortes indícios de que os saberes populares da etnomatemática soa como uma alternativa de possível solução para problemas existentes no cotidiano escolar, sobretudo no ensino de nível fundamental haja vista que essa ferramenta estimula o raciocínio lógico-cognitivo e uma aprendizagem objetiva a partir da realidade de cada aprendente. A pesquisa é do tipo exploratório-descritiva, de abordagem qualitativa e de método prevalecentemente de pequisa-ação com análise empírica. O lócus deste estudo é a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cecília Pereira em Redenção- CE e os sujeitos sociais são os alunos do 8º ano. A proposta através do uso de objetos concretos (jogos) no ensino da Geometria trouxe aos discentes: autocontrole, possibilidade de estratégias, ensinamentos de convivência e uma aula mais dinamizada.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/557
Aparece nas coleções:Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Karine Rocha Barbosa.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.