Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/559
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNogueira, Nathalia da Conceição Freitas-
dc.date.accessioned2017-03-10T18:13:55Z-
dc.date.available2017-03-10T18:13:55Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, N. da C. F. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/559-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições da ludicidade como estratégia pedagógica para o ensino e a aprendizagem da matemática pelos alunos da EJA, tomando como lócus de investigação a Escola Estadual de Ensino Médio Danísio Dalton da Rocha Corrêa, localizada em Barreira – Ceará. A pesquisa emerge de interesses relacionados a EJA como um direito reconhecido a partir da Constituição Federal Brasileira de 1988 e como modalidade de ensino a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96. Destinada a pessoas que por algum motivo interromperam ou sequer iniciaram seu processo de escolarização no tempo considerado normal, a EJA fundamenta-se na perspectiva freireana da dialogicidade. Desse modo, demandando dos educadores que nela atuam a possibilidade de organizar suas práticas educativas a partir das vivências cotidianas desses sujeitos, estabelecendo vínculos com os conteúdos previstos nos currículos escolares, de modo a colaborar com o desenvolvimento da autonomia dos jovens e adultos através do conhecimento. O ensino da matemática, considerando tais questões, precisa superar a perspectiva da memorização e aplicação de fórmulas, de modo descontextualizado, como ocorria na educação tradicional. Desse modo, a ludicidade e a utilização de jogos foram compreendidas como oportunidade de materialização dessa construção de significado pelos estudantes de EJA na aprendizagem da matemática. Desse modo, considerando a complexidade do fenômeno e o desejo de ajudar a construir essa possibilidade no contexto investigado, optou-se por metodologicamente assentar a prática investigativa na abordagem qualitativa, inspirada na pesquisa intervenção. As estratégias de aproximação com a realidade foram a revisão de literatura, a aplicação de questionários junto aos estudantes, observação, intervenção em sala de aula e entrevista com a docente. Os resultados apontaram abertura dos estudantes para atividades lúdicas no ensino da matemática, destacando que as mesmas oportunizam não só a aprendizagem dos conteúdos, mas aprendizagem de habilidades e atitudes. Destaca-se também que esse tipo dept_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectBarreira - CEpt_BR
dc.titleA ludicidade no ensino a matemática na educação de jovens e adultospt_BR
dc.title.alternativeum estuduo de caso na escola de ensino médio Danísio Dalton da Rocha Correa, Barreira-CEpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nathalia da Conceição Freitas Nogueira.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.