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dc.contributor.authorTaveira, Nayara Costa-
dc.date.accessioned2017-03-10T18:16:51Z-
dc.date.available2017-03-10T18:16:51Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationTAVEIRA, N. C. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/560-
dc.description.abstractO presente trabalho aborda o processo de inclusão de surdos no contexto do ensino médio, situando esta investigação no cenário das políticas educacionais brasileiras. A constituição federal brasileira de 1988 aponta a educação como um direito público e subjetivo de todos os cidadãos, tal compreensão é reforçada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96. Dessas duas leis emergem outras que versam sobre a inclusão social e educacional de deficientes. As experiências das escolas brasileiras apontam que a efetivação de tais leis é cercada por desafios e por contradições. Considerando a inclusão de surdos como referência maior deste trabalho indagou-se: analisando limites comuns às escolas de educação básica, como o desconhecimento da Língua de Sinais e a ausência da figura do intérprete, que metodologia vem sendo utilizada em sala de aula na inclusão educacional de alunos surdos? Até que ponto a tal inclusão consegue se processar no contexto da sala de aula? Para buscar respostas para este questionamento foi definido como lócus de investigação a Escola de Ensino Médio Danísio Dalton da Rocha Corrêa, localizada em Barreira – Ceará. Metodologicamente optou-se por tomar como orientação uma abordagem qualitativa, realizando um estudo de caso, materializado através de diferenciadas estratégias de aproximação com a realidade, como a revisão de literatura, a aplicação de questionários, a observação e as entrevistas. Os resultados apontam que a inclusão escolar é um processo tenso e contraditório onde convivem quotidianamente avanços e desafios. Mesmo compreendendo que as ações desenvolvidas pela escola sejam, ainda, pequenas, diante dos desafios postos pela inclusão, precisamos reconhecê-las como avanços, pois a garantia da presença desses sujeitos já revela o movimento que quebra o preconceito das próprias famílias em relação à capacidade dos mesmos. É neste contexto que se situam os limites e as possibilidades de atuação do professor de Biologia.pt_BR
dc.subjectSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subjectBarreira - CEpt_BR
dc.subjectEnsino – Aprendizagem - Biologiapt_BR
dc.titleInclusão educacional de surdospt_BR
dc.title.alternativeum estudo sobre o ensino de ciência biológica na E.E.M Danísio Dalton da Rocha Correa - Barreira-CEpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática

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