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Título: Cooperação entre o Brasil e a Guiné-Bissau de ensino superior na Unilab (2014-2017)
Autor(es): Baticam, Sandra Tricia
Palavras-chave: Cooperação Internacional
Unilab
Ensino Superior
Brasil
Guiné- Bissau
África
Data do documento: 4-Jun-2018
Citação: BATICAM, S. T. (2018)
Resumo: O objetivo central da pesquisa visou investigar a cooperação entre o Brasil e a Guiné- Bissau de Ensino Superior na Unilab entre 2014-2017. Iniciemos a pesquisa contextualizando o sistema educativo guineense (principalmente durante a colonização portuguesa até meados do século XX), e, mais recentemente, no âmbito do chamado “ajustamento estrutural”, imposto pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial (BM) como condição para a renegociação de suas dívidas externas e correção de desequilíbrios socioeconômicos, nos princípios dos anos de 1990. A metodologia consistiu em pesquisa qualitativa como técnica de recolha e análise de dados através do uso das entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistados catorze estudantes guineenses de curso de licenciatura e bacharelado, dentre os quais sete meninas e sete meninos, quatro são de curso de bacharelado e três de licenciatura, de períodos letivos distintos, a fim de perceber o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes e percepções que os estudantes guineenses têm da cooperação Brasil e Guiné- Bissau de ensino superior na Unilab. O argumento central defendido no trabalho é que embora estejamos confrontados com a lógica capitalista de comércio e da acumulação de capital, a cooperação Brasil Guiné-Bissau de ensino superior na Unilab evidencia um fundamento sólido duma relação com África capaz de fazer de nós cidadãos no verdadeiro sentido da palavra, fundado na legitimidade, de modo a contribuir para o desenvolvimento social, cultural, científica e diplomática do Brasil e dos países africanos de língua portuguesa por meio da formação de estudantes guineenses em ensino superior na Unilab.
Descrição: BATICAM, Sandra Tricia. Cooperação entre o Brasil e a Guiné-Bissau de ensino superior na Unilab (2014-2017). 2018. 25f. Projeto de Pesquisa - curso de Humanidades, Instituto de Humanidade, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5625
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

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