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dc.contributor.authorSilva, Ana Cristina Pereira da-
dc.date.accessioned2024-08-21T18:15:22Z-
dc.date.available2024-08-21T18:15:22Z-
dc.date.issued2024-02-28-
dc.identifier.citationSILVA, A. C. P. (2024)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5641-
dc.descriptionSILVA, Ana Cristina Pereira da. O ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras como segunda língua para ouvintes: inclusão à comunidade afro-surda de São Francisco do Conde-Bahia. 2024. 71 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem: Contextos Lusófonos Brasil-África) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo visa compreender as práticas de ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como segunda língua para ouvintes em uma comunidade afro-brasileira no município de São Francisco do Conde, Bahia. A análise é embasada em documentos oficiais, tais como o Referencial Curricular São Franciscano e a Lei Municipal nº 540/2018, com o propósito de investigar a efetiva implementação da Libras nas escolas locais. Dentre os aspectos abordados, destacam-se as concepções de linguagem e Libras, inspirada na ideia de Ronice Quadros (1997), bem como uma apresentação da comunidade afro-surda do município à luz do multiculturalismo, baseada nas reflexões de Candau (2008). A pesquisa também aborda a inclusão e diversidade linguística, segundo as contribuições de Vilhalva (2009). A análise revela que a concepção de Libras como segunda língua para ouvintes transcende o mero ensino da língua em si, requerendo uma compreensão mais ampla da cultura surda e das necessidades específicas dessa comunidade, conforme apontado por Quadros (1997). Destaca-se a importância de uma abordagem inclusiva no ensino de Libras, que leve em consideração as particularidades linguísticas e culturais da comunidade surda. Ao analisar o Referencial Curricular São Franciscano e a Lei Municipal nº 540/2018, são identificados aspectos positivos e desafios na implementação da Libras como segunda língua para ouvintes. As conclusões deste estudo documental oferecem valiosas contribuições para aprimorar o ensino de Libras e promover a inclusão da comunidade surda em São Francisco do Conde. Apresentando-se como uma pesquisa exploratória, o estudo busca desvendar as práticas de ensino e a implementação da Libras nas escolas municipais, fornecendo valiosas e relevantes contribuições para futuras investigações nesse campo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAquisição da segunda línguapt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinais - Estudo e ensino - São Francisco do Conde (BA)pt_BR
dc.subjectSurdos - São Francisco do Conde (BA)pt_BR
dc.titleO ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras como segunda língua para ouvintes: inclusão à comunidade afro-surda de São Francisco do Conde-Bahiapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações - Mestrado em Estudos de Linguagens: Contextos Lusófonos Brasil-África (São Francisco do Conde)

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