Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5645
Título: Regionalismo africano: utopia ou realidade? Avaliando processos de integração regional em África
Autor(es): Serrote, Wilton Pedro
Palavras-chave: África - Integração econômica
Cooperativismo africano
Regionalismo - África
Data do documento: 7-Jul-2023
Citação: SERROTE, W. P. (2023)
Resumo: A temática da integração regional em África remonta desde antes da década de 1950, quando da criação da Organização da Unidade Africana OUA) em Addis Abeba (Etiópia), uma iniciativa dos líderes africanos impulsionada pelos ideais panafricanistas, na perspectiva de mudar o contexto regional africano, caracterizado na altura por conflitos coloniais e posteriormente neocoloniais. A ideologia panafricana foi um marco importante no acelerar do processo de integração regional, bem como na luta contra a marginalização de África, que culminou na criação da OUA que tinha como objetivo a unificação da África contra a dominação colonial, resolução de conflitos, estabilidade e justiça social, bem como o acelerar do desenvolvimento econômico e social dos povos africanos. E a partir de estratégias coletivas, fora então dados os passos para alicerçar os interesses dos vários assentamentos regionais. Para uma efetividade tanto da perspectiva africana de integração quanto para se voltar a uma cooperação horizontal, reformas políticas internas são necessárias para efetivar um elevado nível de integração e com isso provocar uma diminuição da dependência. Olhando para os dias atuais, percebe-se que o profundo enraizamento do neocolonialismo vem desvirtuando os ideais africanos, para isso, uma retomada aos ideais panafricanistas de integração se faz necessário, na perspectiva de se voltar contra as teorias tradicionais que se tenta impor às sociedades africanas uma vez que elas não reverberam as necessidades das sociedades africanas. Como dito e posto, o regionalismo africano obedece à categorização diferente das impostas pelas teorias tradicionais.
Descrição: SERROTE, Wilton Pedro. Regionalismo africano: utopia ou realidade? Avaliando processos de integração regional em África. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5645
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Relações Internacionais (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_mono_wiltonserrote.pdf2023_mono_wiltonserrote.pdf826,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.