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dc.contributor.authorSilva, Valdinez Claudio Oliveira da-
dc.date.accessioned2024-08-26T16:59:02Z-
dc.date.available2024-08-26T16:59:02Z-
dc.date.issued2023-11-20-
dc.identifier.citationSILVA, V. C. O. (2023)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5655-
dc.descriptionSILVA, Valdinez Claudio Oliveira da. Ressonâncias mouras na música de Elomar. 2023.139 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação procura estabelecer um diálogo entre os aspectos literários, historiográficos e estéticos da obra musical de Elomar Figueira Mello, considerando o silenciamento da influência da cultura moura sobre a obra em análise. A cultura moura pode ser compreendida como entrelaçamentos de povos e culturas de origem negra do Norte da África, dos berberes, que chega ao Nordeste brasileiro por meio da presença europeia, principalmente, ibérica, mas também pelos povos escravizados vindos da borda do Saara. A discussão teórica e a análise etnográfica da música de Elomar perpassam o pensamento de autores como Gilberto Freyre (2004), Câmara Cascudo (1978), Ariano Suassuna (1974), Luis Soler (1978), Jacques Rancière (2005), Gilles Deleuze (1997), Nietzsche (2007) numa interlocução entre a produção da ideia de identidade nacional, cultura popular regional e a linguagem popular como espaço de criação. A pesquisa se desenvolve a partir da perspectiva de que a obra do compositor Elomar está inserida numa teia de práticas e representações, expressão e circulação de elementos temáticos do sertão nordestino, consequentemente, ressonâncias, reverberações do mundo mouro, a partir da África. Entre estas representações e práticas encontram-se a oralidade que é a proclamação verbal dos saberes guardados na memória humana; o cantador, personagem que apresenta suas histórias em cantoria, acompanhados da viola, onde sua musicalidade expressa aspectos cotidianos do sertão; o cenário é um sertão ficcional criado para ambientar as narrativas; e a cantoria – o cordel e o repente como fórmulas de uma literatura oral musicada, estruturada em rima e em versos cantados, próprios da musicalidade moura.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectElomarpt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectSertãopt_BR
dc.subjectCantoriapt_BR
dc.subjectEstudos africanospt_BR
dc.titleRessonâncias mouras na música de Elomar / Valdinez Claudio Oliveira da Silvapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
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