Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5656
Título: | Desafios à educação escolar indígena inclusiva para estudantes com deficiência, na aldeia Pitaguary, Ceará |
Autor(es): | Silva, Antonia Rosemeire Guedes da |
Palavras-chave: | Inclusão Aldeia Pitaguary Educação Indígena Formação de Professores |
Data do documento: | 23-Mai-2024 |
Citação: | SILVA, A. R. G. (2024) |
Resumo: | A inclusão tem sido um tema muito debatido nos dias de hoje como sinônimo de promoção da igualdade de oportunidades e do respeito pela diversidade. Com isso, o objetivo da pesquisa foi analisar os desafios enfrentados pelos docentes indígenas ao promover a inclusão de pessoas com deficiência em sua sala de aula. A presente pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa do tipo observação participante com traços etnográficos, produzindo dados em conversas autorizadas e gravadas em áudio com professores de duas escolas indígenas da rede estadual de ensino fundamental e médio, em Maracanaú e Pacatuba, no Ceará. A interpretação e análise dos dados foram realizadas em categorias de análise que buscarão responder às questões: Quais os principais desafios que você enfrenta como professor ao promover a inclusão de pessoas com deficiência e como você lida com esses desafios? Como você adapta o currículo e os métodos de ensino para atender às necessidades específicas dos alunos com deficiência? Os resultados destacaram a necessidade de investimentos em formação continuada, recursos adequados e adaptações estruturais para criar ambientes inclusivos. A pesquisa contribuiu para uma compreensão mais ampla das práticas inclusivas nas escolas indígenas, destacando a importância do comprometimento coletivo e interdisciplinar na promoção de uma educação inclusiva de qualidade. Há necessidade de implementação de novas metodologias pedagógicas e políticas públicas inclusivas, promovendo uma educação inclusiva e equitativa nas escolas indígenas. |
Descrição: | SILVA, Antonia Rosemeire Guedes da. Desafios à educação escolar indígena inclusiva para estudantes com deficiência, na aldeia Pitaguary, Ceará. 2024.126 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2024. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5656 |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Antonia Rosemeire.pdf | 3,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.