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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5657
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Alves, Elienai de Sousa Lima | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-26T18:37:29Z | - |
dc.date.available | 2024-08-26T18:37:29Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-28 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, E. S. L. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5657 | - |
dc.description | ALVES, Elienai de Sousa Lima. A gestão democrática na escola de ensino médio em tempo integral Padre Saraiva Leão em Redenção-CE. 2024. 95f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Humanidades) - Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O texto consiste em uma análise da gestão escolar na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Padre Saraiva Leão, em Redenção-Ceará, avaliando se os princípios legais que deveriam garantir uma gestão democrática na educação básica estão sendo efetivados e problematizando quais os limites da gestão democrática no espaço escolar, considerando o contexto da crise do capital. Para subsidiar a pesquisa, foram realizadas entrevistas com os sujeitos envolvidos no processo, no caso a gestão escolar, os professores e alunos da unidade de ensino pesquisada, membros da comunidade e análise de documentos produzidos pela escola e pelo poder público (SEDUC/CE, MEC, CNE etc.). Para construir diálogo com fontes orais e escritas, a pesquisa seguiu uma abordagem interdisciplinar e qualitativa dos instrumentos utilizados e a revisão bibliográfica de estudos ancorados na crítica marxista em Marx e Engels (2009), Mészáros (2008), Saviani (2005), Tonet (2005) e Sidou (2023), e no campo das reflexões sobre a gestão escolar democrática, como Libâneo (2012), Luck (2006) e Paro (1998; 2016), dentre outros. Os resultados da investigação apontam indícios que existem esforços para a construção de uma gestão democrática e participativa na referida escola, mesmo os organismos colegiados não atuando efetivamente. Outrossim, os gestores, embora reconheçam a importância e legitimidade resultante do processo participativo, compreendem que há limites que extrapolam os muros da escola e não que podem ser resolvidos apenas por ela. O diálogo com as famílias, muitas vezes, é comprometido devido a circunstâncias diversas, com destaque para a distância entre a escola e as localidades em que residem os estudantes. Outra situação de grande relevância é que a maioria das famílias sobrevive do cultivo da terra, necessitando cuidar constantemente de suas plantações, obstando a efetiva participação da família no cotidiano escolar. Já os organismos colegiados, mesmo tendo seus membros, possuem uma atuação modesta, muitas vezes limitada a convocações extraordinárias. Dentre as situações que justificam as dificuldades dos encontros é não haver no plano de carga horária dos professores momentos dedicados a tal demanda. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | A gestão democrática na escola de ensino médio em tempo integral Padre Saraiva Leão em Redenção-CE | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades |
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