Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5662
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPaixão, Kátia Cilene de Jesus de Oliveira da-
dc.date.accessioned2024-08-28T17:26:23Z-
dc.date.available2024-08-28T17:26:23Z-
dc.date.issued2023-07-06-
dc.identifier.citationPAIXÃO, K. C. J. O. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5662-
dc.descriptionPAIXÃO, Kátia Cilene de Jesus de Oliveira da. Temas sensíveis e/ou controversos: implicações para o ensino-aprendizagem de História. 2023. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa desenvolvida investigou como os professores lidam com os chamados temas sensíveis e/ou controversos, especialmente o racismo que agrega à sua prática discriminatória questões como religião, gênero, xenofobia e afins nas aulas de história. E como desenvolvem abordagens teórico/metodológicas que implicam na condução de maneira empática de tais temas. Para atingir o objetivo de compreender quais obstáculos se interpõem ao avanço de diálogos que envolvem temas desta natureza, se realizou coletas de dados a partir de entrevistas com professores (as) de história da educação básica e das IES (incluindo licenciandos/as). As reflexões fundamentaram-se em Alberti (2013, 2014 e 2020), Gomes (1996 ) e Cainelli (2005). Os resultados apontam para a consolidação de formação inicial visando estabelecer uma práxis voltada para um ensino/aprendizagem mais perspicaz e empático, e que favoreça práticas pedagógicas antirracistas dentre outras que possam ser aplicadas durante todo o ano letivo propiciando a construção de valores e virtudes que conduzirão o estudante a desenvolver um perfil social mais consciente, empático e cidadão.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAntirracismo - Bahiapt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensino - Bahiapt_BR
dc.titleTemas sensíveis e/ou controversos: implicações para o ensino-aprendizagem de Históriapt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em História (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_mono_katiapaixao.pdf2023_mono_katiapaixao.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.