Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5662
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Paixão, Kátia Cilene de Jesus de Oliveira da | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-28T17:26:23Z | - |
dc.date.available | 2024-08-28T17:26:23Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-06 | - |
dc.identifier.citation | PAIXÃO, K. C. J. O. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5662 | - |
dc.description | PAIXÃO, Kátia Cilene de Jesus de Oliveira da. Temas sensíveis e/ou controversos: implicações para o ensino-aprendizagem de História. 2023. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa desenvolvida investigou como os professores lidam com os chamados temas sensíveis e/ou controversos, especialmente o racismo que agrega à sua prática discriminatória questões como religião, gênero, xenofobia e afins nas aulas de história. E como desenvolvem abordagens teórico/metodológicas que implicam na condução de maneira empática de tais temas. Para atingir o objetivo de compreender quais obstáculos se interpõem ao avanço de diálogos que envolvem temas desta natureza, se realizou coletas de dados a partir de entrevistas com professores (as) de história da educação básica e das IES (incluindo licenciandos/as). As reflexões fundamentaram-se em Alberti (2013, 2014 e 2020), Gomes (1996 ) e Cainelli (2005). Os resultados apontam para a consolidação de formação inicial visando estabelecer uma práxis voltada para um ensino/aprendizagem mais perspicaz e empático, e que favoreça práticas pedagógicas antirracistas dentre outras que possam ser aplicadas durante todo o ano letivo propiciando a construção de valores e virtudes que conduzirão o estudante a desenvolver um perfil social mais consciente, empático e cidadão. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Antirracismo - Bahia | pt_BR |
dc.subject | História - Estudo e ensino - Bahia | pt_BR |
dc.title | Temas sensíveis e/ou controversos: implicações para o ensino-aprendizagem de História | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Licenciatura em História (São Francisco do Conde) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_mono_katiapaixao.pdf | 2023_mono_katiapaixao.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.