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dc.contributor.authorSousa, Rita de Cássia Sampaio Alves de-
dc.date.accessioned2024-09-04T12:34:08Z-
dc.date.available2024-09-04T12:34:08Z-
dc.date.issued2023-12-15-
dc.identifier.citationSOUSA, R. C. A. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5731-
dc.descriptionSOUSA, Rita de Cássia Sampaio Alves de. Reflexões sobre abordagens gramaticais em provas de vestibulares. 2023. 107f. Dissertação - Curso de Mestrado em Estudos da Linguagem, Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo refletir acerca das concepções de gramática implicitamente assumidas em provas de vestibulares. Acreditamos que alguns exames vestibulares assumem diferentes concepções de gramática, o que constrói perfis de questões para ingresso em cada instituição de ensino superior; esses diferentes perfis, torna incoerente a ênfase que a educação básica historicamente concede a uma única visão de gramática — a teórica. A fim de testarmos essa hipótese, procedemos à análise de provas — 11 no total — para ingresso nas seguintes instituições públicas de ensino superior do Estado do Ceará: Universidade Vale do Acaraú (UVA), Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade Regional do Cariri (URCA). Esta pesquisa é de caráter qualitativo, do tipo exploratória, com coleta de dados documental. O método utilizado para proporcionar as bases lógicas para a investigação é o método hipotético dedutivo. As 104 questões constitutivas de nosso corpus foram analisadas em conformidade à tipologia gramatical proposta por Travaglia (2009), para o qual o trabalho com gramática pode assumir como foco a Gramática teórica, a Gramática de uso, a Gramática Reflexiva e a Gramática Normativa. Constatamos que a gramática normativa é preponderante na prova de língua portuguesa para ingresso aos cursos de graduação ofertados pela UVA, não havendo textos que atuem como suportes sintático-semânticos para questões gramaticais. As provas para ingresso aos cursos da URCA e da UECE apresentam diversificação no foco concedido à gramática: a de uso, a reflexiva, a teórica e a normativa se fazem presentes nas provas. Pudemos constatar que o foco concedido à gramática teórica na educação básica não se justifica como condição para ingresso em instituições de ensino superior.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectConcepções de gramáticapt_BR
dc.subjectApego à gramática teóricapt_BR
dc.subjectExames vestibularespt_BR
dc.titleReflexões sobre abordagens gramaticais em provas de vestibularespt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
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