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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5731
Título: | Reflexões sobre abordagens gramaticais em provas de vestibulares |
Autor(es): | Sousa, Rita de Cássia Sampaio Alves de |
Palavras-chave: | Concepções de gramática Apego à gramática teórica Exames vestibulares |
Data do documento: | 15-Dez-2023 |
Citação: | SOUSA, R. C. A. (2023) |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo refletir acerca das concepções de gramática implicitamente assumidas em provas de vestibulares. Acreditamos que alguns exames vestibulares assumem diferentes concepções de gramática, o que constrói perfis de questões para ingresso em cada instituição de ensino superior; esses diferentes perfis, torna incoerente a ênfase que a educação básica historicamente concede a uma única visão de gramática — a teórica. A fim de testarmos essa hipótese, procedemos à análise de provas — 11 no total — para ingresso nas seguintes instituições públicas de ensino superior do Estado do Ceará: Universidade Vale do Acaraú (UVA), Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade Regional do Cariri (URCA). Esta pesquisa é de caráter qualitativo, do tipo exploratória, com coleta de dados documental. O método utilizado para proporcionar as bases lógicas para a investigação é o método hipotético dedutivo. As 104 questões constitutivas de nosso corpus foram analisadas em conformidade à tipologia gramatical proposta por Travaglia (2009), para o qual o trabalho com gramática pode assumir como foco a Gramática teórica, a Gramática de uso, a Gramática Reflexiva e a Gramática Normativa. Constatamos que a gramática normativa é preponderante na prova de língua portuguesa para ingresso aos cursos de graduação ofertados pela UVA, não havendo textos que atuem como suportes sintático-semânticos para questões gramaticais. As provas para ingresso aos cursos da URCA e da UECE apresentam diversificação no foco concedido à gramática: a de uso, a reflexiva, a teórica e a normativa se fazem presentes nas provas. Pudemos constatar que o foco concedido à gramática teórica na educação básica não se justifica como condição para ingresso em instituições de ensino superior. |
Descrição: | SOUSA, Rita de Cássia Sampaio Alves de. Reflexões sobre abordagens gramaticais em provas de vestibulares. 2023. 107f. Dissertação - Curso de Mestrado em Estudos da Linguagem, Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5731 |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Acadêmico em Estudos da Linguagem |
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