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Título: Acesso e permanência de estudantes trabalhadores ao ensino superior público: uma análise marxista no caso da Unilab, Ceará
Autor(es): Silva, Thaís Chaves
Palavras-chave: Educação
Luta de Classes
Trabalho
Data do documento: 11-Abr-2024
Citação: SILVA, T. C. (2024)
Resumo: A pesquisa é direcionada à investigação sobre os limites e avanços acerca da entrada e permanência dos estudantes trabalhadores no Ensino Superior Público e os desafios da conciliação entre trabalho e faculdade no sistema capitalista. Partindo da perspectiva Marxista do materialismo histórico dialético e da luta de classes, a pesquisa tem como base teórica MARX (1867; 1932) e outros autores de cunho marxista: ENGELS (1847; 1932); SAVIANI (2007); KAMINSKI (2011); PARO (1995); OLIVEIRA (2021); BEZERRA (2021); BRAGA (2021), dentre outros. Compreendemos, inicialmente, que as dificuldades apresentadas são apoiadas estruturalmente na posse dos meios de produção, que se desdobra na necessidade do trabalho para a sobrevivência do indivíduo, a inacessibilidade da classe mais pobre aos níveis mais altos da educação e a forma, que entendemos, excludente, do nivelamento avaliativo dos docentes entre alunos que trabalham e os que não trabalham. Demarcada na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), fundada em 2010 no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, localizada no Estado do Ceará e na Bahia, temos como campo de pesquisa Acarape e Redenção, onde são localizados Campus Liberdade (bloco administrativo), Campus Auroras e Campus Palmares. A referida universidade propõe o currículo decolonial, bem como cursos noturnos como forma de acessibilidade ao público trabalhador, adiante dessa alternativa como solução, são apresentadas algumas dificuldades do grupo para além de estar matriculado, em sala de aula. Por meio dessa pesquisa, que será realizada por meio de formulário prático disponibilizado online, temos o objetivo de analisar e compreender as questões socioeconômicas dos estudantes universitários trabalhadores da UNILAB-CE, a necessidade do trabalho e as dificuldades em relação a essa conciliação entre trabalho e educação.
Descrição: SILVA, Thaís Chaves. Acesso e permanência de estudantes trabalhadores ao ensino superior público: uma análise marxista no caso da Unilab, Ceará. 2024, 19f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5736
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

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