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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5745| Título: | Mosaicos de papel: a questão das identidades étnico-raciais e da arte decolonial na técnica de colagem |
| Autor(es): | Araújo, Nixon Gleyson Melo de |
| Palavras-chave: | Arte decolonial Relações étnico-raciais Identidades Mosaico de Papel |
| Data do documento: | 27-Mai-2024 |
| Citação: | ARAÚJO, N. G. M. (2023) |
| Resumo: | Nesta dissertação, investiga-se a intersecção entre arte, cultura e identidade, com foco na técnica da colagem e sua relevância no contexto decolonial. A pesquisa visa discutir as questões das identidades étnico-raciais com estudantes de graduação da UNILAB, utilizando a técnica de colagem "Mosaico de Papel". A colagem, que integra diferentes materiais para criar uma obra única, é abordada aqui como uma forma de expressão que revela múltiplas identidades culturais e sociais. Este estudo qualitativo, do tipo investigação-ação, foi conduzido no semestre de 2023.1 através de uma Oficina Pedagógica inserida no componente curricular "Samba, Capoeira e Manifestações Culturais Africanas e Afro-Brasileiras dos Lugares", destinado a estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia. Os participantes foram provocados a responder à pergunta "Qual é a sua cor?" utilizando a técnica do "Mosaico de Papel" para a criação de produções artísticas individuais. A coleta de dados incluiu registros no Diário de Campo e captura de imagens fotográficas, documentando as impressões e observações do pesquisador sobre o desempenho e desenvolvimento da proposta didática. A análise das colagens, fundamentada nos conceitos de Barbosa (2010), Hall (2003), Echeverria (2009) e Quijano (2005), permitiu uma reflexão profunda sobre a formação de identidades culturais e sociais no contexto decolonial. Os resultados revelaram que a arte da colagem serviu como uma poderosa ferramenta para a autoexploração e a expressão das identidades étnico-raciais dos participantes. A escolha dos materiais e cores nas colagens refletiu as percepções dos estudantes sobre suas identidades, variando de representações simbólicas a narrativas pessoais complexas. Os participantes manifestaram suas autopercepções de forma diversa, com alguns destacando a introspecção e a paciência necessárias no processo criativo, enquanto outros utilizaram a colagem para reconectar-se com memórias e aspectos culturais de suas infâncias. A colagem emergiu como um meio eficaz para explorar e articular as nuances das identidades étnico-raciais, desafiando as narrativas estabelecidas e promovendo uma maior compreensão da diversidade humana. Em contextos historicamente marcados pelo colonialismo, esta pesquisa sugere que a arte, especialmente a colagem, pode funcionar como um meio de resistência e transformação, desafiando narrativas hegemônicas e amplificando vozes anteriormente marginalizadas. Ao engajar os estudantes em uma prática artística que espelha suas próprias experiências e identidades, a oficina não apenas facilitou um espaço de introspecção e expressão criativa, mas também contribuiu para um diálogo mais profundo sobre identidade, cultura e pertencimento. |
| Descrição: | Mosaicos de papel: a questão das identidades étnico-raciais e da arte decolonial na técnica de colagem2022.90 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Humanidades) - Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2022. |
| URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5745 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades |
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| MOSAICOS DE PAPEL dissertação corrigida.pdf | 2024_diss_ngmdearaújo.pdf | 2,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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