Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5782
Título: Determinantes sociais da saúde, cuidados orais e autopercepção da saúde bucal de gestantes de um município Cearense
Autor(es): Silva, Wilner Augusto Pedro da
Palavras-chave: Determinantes Sociais da Saúde
Conhecimentos
Atitudes e Prática em Saúde
Saúde Bucal
Enfermagem
Gestantes
Data do documento: 4-Jun-2024
Citação: SILVA, W. A. P. (2024)
Resumo: Determinantes Sociais da Saúde (DSS) e autopercepção relativa ao Conhecimento, Atitude e Prática (CAP) e ao estado de saúde bucal podem interferir na saúde da gestante e do feto/bebê. Esse estudo objetivou determinar os DSS, as práticas de cuidado com a cavidade oral e a autopercepção relacionada ao CAP e ao estado de saúde bucal de gestantes de um município cearense. Trata-se de estudo observacional analítico transversal e com abordagem quantitativa, conduzido no período de setembro a dezembro de 2023. A pesquisa foi realizada com gestantes em consulta de pré-natal atendidas em três Unidades de Atenção Primária à Saúde de Acarape – CE. Após consentimento, aplicou-se o instrumento Inquérito Domiciliar de CAP de gestantes no cuidado da saúde bucal. Parecer 6.270.023 e CAAE 70527023.2.0000.5576. Das 54 gestantes, 53,70%, 79,63%, 98,15% e 61,11% tinham até 12 anos de escolaridade, não possuíam vínculo empregatício, utilizavam dentifrício e não usavam fio dental, respectivamente. Sobre CAP, 62,96%, 75,93% e 74,07% das participantes apresentaram autopercepções adequadas, respectivamente. Observou-se relação significativa entre ser gestante com autopercepção do conhecimento sobre saúde bucal adequada e ter uma autopercepção desse estado de saúde regular, ruim ou muito ruim e não usar fio dental. Constatou-se associação significante entre ser gestante com autopercepção da prática relacionada à saúde bucal adequada e higienizar a língua. Conclui-se que os DSS das gestantes se associam à vulnerabilidade social e afetam as práticas de cuidado com a saúde oral. Ainda, a autopercepção do CAP e do estado de saúde bucal e sua relação com essas práticas apresentam divergências.
Descrição: SILVA, Wilner Augusto Pedro da. Determinantes sociais da saúde, cuidados orais e autopercepção da saúde bucal de gestantes de um município Cearense. 2024, 23f. TCC - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5782
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wilner Augusto Pedro da Silva.pdf2024_art_wilnersilva.pdf328,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.