Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5783
Título: Aspectos fundamentais da indústria do gás natural e breve panorama do continente africano
Autor(es): Sacramento, Diosael Ferreira
Palavras-chave: Descarbonização
Indústria do gás natural
Cenário energético africano
Data do documento: 14-Dez-2023
Citação: SACRAMENTO, D. F. (2023)
Resumo: A energia pode ser considerada o maior vetor de desenvolvimento do mundo moderno, à medida que tem relação direta com o crescimento econômico, industrial e tecnológico das nações e impacta a forma como seus habitantes vivem. As muitas atividades humanas são, assim, movidas pelas diferentes formas de energia que são mantidas pelo uso de recursos da natureza. Esse patrimônio energético natural da humanidade encontra-se distribuído de modo diverso por toda a extensão do planeta. Na conjuntura complexa das regiões continentais, destaca-se a África, com suas conhecidas reservas de petróleo, exploradas majoritariamente para suprir o consumo internacional, e com seu expoente crescente de novas descobertas de volumes de gás natural, recurso que é considerado estratégico para fomentar o movimento global de transição energética para matrizes mais limpas e sustentáveis. De menor intensidade de carbono, o gás natural é o menos poluente dos combustíveis fósseis, o que o credencia como uma alternativa melhor que o petróleo, e o carvão mineral, para manter a segurança e estabilidade energética frente a intermitência das fontes renováveis. Com os apelos ambientais, a indústria do gás vem, assim, ganhando renovado interesse e se consolida em uma cadeia de valor que envolve uma série de etapas, desenvolvidas por meio de atividades de exploração, produção, tratamento, beneficiamento, transporte e distribuição de derivados comerciais. Diante deste cenário, buscou-se, por meio deste estudo, não apenas oferecer uma visão geral da indústria do gás natural, mas também destacar a importância do continente africano nesse contexto mundial, explorando suas contribuições, desafios e potencialidades para o setor energético global. Os resultados mostraram que o mercado de gás natural está passando por uma fase de rápida evolução, com mudanças significativas na produção, distribuição e consumo em todo o mundo. A demanda continua a crescer, impulsionada pela necessidade de energia mais limpa, enquanto os avanços tecnológicos e as mudanças nas políticas energéticas globais estão moldando a paisagem do mercado e determinando seu futuro. No que diz respeito a África, a depender dos investimentos voltados para construção de infraestrutura de extração e exportação, o continente pode, nos próximos anos, contribuir consideravelmente para disponibilidade de gás no mundo, colocando uma série de novos intervenientes no mercado, tais como Mauritânia, Senegal, Tanzânia, África do Sul, Etiópia, Marrocos e, principalmente, Moçambique.
Descrição: SACRAMENTO, Diosael Ferreira. Aspectos fundamentais da indústria do gás natural e breve panorama do continente africano. 2023. 69f. Monografia - Curso de Engenharia de Energias, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5783
Aparece nas coleções:Monografia - Engenharia de Energias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIOSAEL FERREIRA SACRAMENTO.pdf2023_mono_diosacramento.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.