Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5784
Título: Análise do índice de estado trófico dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de Fortaleza: caso de Acarape do Meio, Gavião e Riachão
Autor(es): João, João Evangelista Ambrosio
Palavras-chave: IET
Crise Hídrica
Reservatórios
Eutrofização
Data do documento: 31-Jan-2023
Citação: JOÃO, J. E. A. (2023)
Resumo: A água é elemento fundamental para vida na terra, pois está presente nas mais necessidades do homem e de todos os seres vivos do planeta. Seu tratamento é essencial para saúde. Brasil é um país abundante em recursos hídricos mas nem todos tem acesso a água e de boa qualidade. O monitoramento da qualidade é fundamental antes de chegar até a população. O aumento de concentração de elementos como nitrogênio e fósforo, provenientes de resíduos produzidos pelo homem estão na base para eutrofização da água. E problemas de escassez de água de assola a região nordeste também tem estado na base para das constantes secas nos reservatórios. O presente trabalho tem como objetivo analisar o índice de estado trófico no período de 2008 a 2022 nos casos dos reservatórios de Acarape do Meio que está localizado no município de Redenção, Gavião que fica localizado no município de Pacatuba e Riachão, que fica localizado no município de Itaitinga, todos no estado do Ceará. As precipitações pluviométricas ao longo dos anos apresentaram variações e o volume armazenado também. A fim de poder calcular o índice de estado trófico (IET) nesses reservatórios, tem se em conta primeiro os dados de clorofila a e fósforo. Os dados do fósforo e clorofila a foram obtidos pelo portal da COGERH. Os açudes apresentaram maior ocorrência de chuva nos meses de Fevereiro e Maio, e poucas chuvas em Agosto e Novembro. Os açudes também apresentaram uma alta contagem de cianobactérias. O IET calculado foram: mesotrófica para Acarape do Meio, oligotrófica para os açudes de Gavião e Riachão, diferentes dos apresentados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (COGERH) que todos apresentaram o estado de eutrófico.
Descrição: JOÃO, João Evangelista Ambrosio. Análise do índice de estado trófico dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de Fortaleza: caso de Acarape do Meio, Gavião e Riachão. 2023, 58f. Monografia - Curso de Engenharia de Energias, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5784
Aparece nas coleções:Monografia - Engenharia de Energias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOÃO EVANGELISTA AMBRÓSIO JOÃO.pdf2023_mono_jojoão.pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.