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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5817
Título: | A importância dos relatos autobiográficos para valorização da identidade dos educandos do assentamento 24 de abril |
Autor(es): | Pereira, Alessandra Fonsêca |
Palavras-chave: | Autobiografia memória identidade pensamento decolonial |
Data do documento: | 25-Fev-2022 |
Citação: | PEREIRA, A. F. (2022) |
Resumo: | Este artigo apresenta uma proposta de ensino realizada através de um projeto com jovens e adultos da comunidade Assentamento 24 de Abril, assentamento de reforma agrária localizado em Acarape – Ceará. Com o objetivo de ressaltar a importância dos relatos autobiográficos para valorização da identidade dos alunos participantes, o projeto foi realizado através de oficinas virtuais que visavam trabalhar o gênero autobiografia, suas definições, características e sua importância para a identidade de cada aluno frente a seus papéis desenvolvidos na sociedade. Os referenciais teóricos utilizados nesta pesquisa foram Freire (2002), com foco na obra Pedagogia da Autonomia, perspectiva decolonial de educação de Mignolo (2018) e Quijano (2005). Com o propósito de promover uma metodologia de ensino contextualizada para a comunidade e assim promover um ambiente de ensino ético e respeitoso como afirma Freire (2002). Elaboramos uma proposta de oficinas em que os alunos contribuíram durante as práticas com relatos orais através de discussões levantadas em conjunto e se manifestaram em relação à importância de suas memórias construídas ao longo de suas vidas dentro da comunidade. Ao fim das oficinas os alunos produziram suas próprias autobiografias com seus relatos e memórias. Por fim, pode constatar-se que as oficinas e as discussões desenvolvidas ao longo do projeto foram concluídas de forma a valorizar e empoderar as histórias de vida dos alunos e do Assentamento 24 de Abril. |
Descrição: | PEREIRA, Alessandra Fonsêca. A importância dos relatos autobiográficos para valorização da identidade dos educandos do assentamento 24 de abril. 2022, 23f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2022. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5817 |
Aparece nas coleções: | Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
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