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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5834
Título: | _Projeto EJA – Diálogos: Uma proposta de ensino decolonial realizada com mulheres da Educação de Jovens e Adultos |
Autor(es): | Braga, Raquel de Fátima Gomes |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos Ensino decolonial Ensino de Língua Portuguesa |
Data do documento: | 23-Fev-2022 |
Citação: | BRAGA, R. F. G. (2022) |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma proposta de ensino decolonial realizada através de oficinas de Língua Portuguesa para o desenvolvimento do senso crítico e das habilidades de leitura e escrita de mulheres estudantes da Educação de Jovens e Adultos. As oficinas ocorreram em formato remoto, por meio do Projeto EJA – Diálogos, abordando temas socialmente relevantes para conscientizar essas mulheres sobre o lugar social que ocupam, seus desafios e suas possibilidades. Além da perspectiva decolonial de ensino, que visa reduzir os problemas herdados da colonização e reestruturar a sociedade para melhorar as condições de vida da população através da educação, rompendo com as estruturas curriculares e pedagógicas tradicionais, fundamentamo-nos na pedagogia crítica de Paulo Freire e na pedagogia engajada de bell hooks para a realização das ações aqui expostas, bem como para as análises e reflexões propostas. Com base no que foi realizado no projeto, discutimos, neste trabalho, as contribuições do ensino decolonial de Língua Portuguesa para a Educação de Jovens e Adultos, considerando as particularidades de seu público e destacando o papel do professor enquanto mediador neste tipo de abordagem. A partir da discussão aqui estabelecida, buscou-se olhar para a EJA com a sensibilidade que esta requer e melhorar a qualidade dos processos de ensino- aprendizagem, conscientizando o/a professor/a em seu fazer docente para facilitar o acesso e a construção de conhecimentos, favorecendo a plena participação do aluno em sociedade, a busca por seus direitos e por melhores condições de vida e o questionamento das relações de poder através da educação formal. Conseguimos através, das ações realizadas, desenvolver o posicionamento crítico e a autonomia das alunas, além de aprimorar suas habilidades de leitura, escrita e oralidade a partir do diálogo entre conhecimentos formais e informais numa perspectiva coletiva de ensino-aprendizagem e construção de saberes. |
Descrição: | BRAGA, Raquel de Fátima Gomes. Projeto EJA – Diálogos: Uma proposta de ensino decolonial realizada com mulheres da Educação de Jovens e Adultos. 2022, 45f. Monografia - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2022. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5834 |
Aparece nas coleções: | Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
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