Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5847
Título: | Por um ensino decolonial: um olhar a partir das práticas do clube de leitura "interados" |
Autor(es): | Pontes, Maria Nayne da Silva |
Palavras-chave: | PIBID Ensino Decolonial Clube de Leitura “Interados” |
Data do documento: | 3-Fev-2023 |
Citação: | PONTES, M. N. S. (2023) |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como ensino decolonial por meio das práticas adotadas no clube de leitura “Interados” pelos bolsistas do subprojeto de Letras – Língua Portuguesa da Universidade da integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Especificamente, considera-se o papel dos aspectos decoloniais no desenvolvimento de uma educação crítica e humanista. Para atingir este objetivo foram adotadas as noções teóricas sobre o ensino decolonial (Quijano, 2005; hooks, 2013), Linguística Aplicada Indisciplinar (Moita Lopes, 2009) e a contribuição do clube de leitura “Interados”. Nesse contexto, foi utilizada uma metodologia qualitativa apoiada na pesquisa bibliográfica. Para tanto, discute-se a importância do ensino decolonial e seu desenvolvimento no projeto do PIBID, tendo em vista que a perspectiva decolonial visa construir novas formas de pensar e se posicionar diante dos padrões estabelecidos pelo mundo. Como resultado, verificou-se que o PIBID, por meio do clube de Leitura “Interados”, realizou atividades com perspectivas decoloniais que possibilitaram novas visões e conhecimento acerca da diversidade cultural presente no mundo, além de verificar que as metodologias adotadas fortaleceram uma prática decolonial para o desenvolvimento crítico dos estudantes e futuros professores. |
Descrição: | PONTES, Maria Nayne da Silva. Por um ensino decolonial: um olhar a partir das práticas do clube de leitura "interados". 2023, 41f. Monografia - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5847 |
Aparece nas coleções: | Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA NAYNE DA SILVA PONTES.pdf | 2023_mono_mariapontes.pdf | 454,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.