Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5848
Título: | Formação leitora dos estudantes guineenses do curso de Letras - Língua Portuguesa da Unilab-CE |
Autor(es): | Camparam, Martiniza José |
Palavras-chave: | Formação leitora Prática e Percurso de leitura leitura. Estudante guineense de Letras LP da UNILAB |
Data do documento: | 20-Jan-2023 |
Citação: | CAMPARAM, M. J. (2023) |
Resumo: | Formar leitores competentes é um desafio crucial e indispensável para a constituição de um sujeito autónomo, pois a leitura nos possibilita compreender o mundo à nossa volta e construir uma capacidade crítica-reflexiva enquanto seres humanos. Neste sentido, a presente produção objetiva investigar como o percurso leitor dos estudantes guineenses do curso de Letras Língua Portuguesa da UNILAB influencia no seu desenvolvimento acadêmico. Partimos da hipótese de que esses estudantes, ex- alunos do sistema de ensino guineense, só são preparados para desenvolver a capacidade de leitura em voz alta e decodificar os símbolos gráficos, pois acreditamos que nesse sistema de ensino a prática de leitura é meramente enfadonha, ou seja, não há uma intervenção didática que visa constituir uma prática significativa de leitura na qual os alunos terão a capacidade de imergir no texto e compreender suas leituras. O estudo fundamenta-se nas bases teóricas de: Solé (2014), Peixoto (2007), Silva (2017), Antunes (2003), Kleiman (2011), Leffa (1996) e Ié e Có (2021). Para descrever o percurso leitor desses estudantes, aplicamos questionário estruturado a 18 estudantes guineenses do curso de Letras Língua Portuguesa da UNILAB. E referente aos resultados, constatamos que a cultura leitora foi ou está sendo adquirida pela maioria dos participantes no ensino superior, o que contribuiu significativamente para reparar a carência da prática de leitura que esses estudantes tinham antes, no Ensino Básico e médio. Conclui-se que, embora a formação leitora adquirida pela maioria dos participantes no ensino básico não seja o ideal, o percurso leitor dos estudantes guineenses do curso de Letras Língua Portuguesa da UNILAB influenciou e continua influenciando positivamente nos seus desenvolvimentos acadêmicos, principalmente a prática de leitura cultivada na universidade, tendo em vista que a constituição leitora é um processo contínuo do qual esses alunos ainda participam e isso influencia no processo de desenvolvimento acadêmico. |
Descrição: | CAMPARAM, Martiniza José. Formação leitora dos estudantes guineenses do curso de Letras - Língua Portuguesa da Unilab-CE. 2023, 55f. Monografia - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5848 |
Aparece nas coleções: | Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARTINIZA JOSÉ CAMPARAM.pdf | 2023_mono_martcamparam.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.