Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5861
Título: Alambamento Bantu, etnia Kitximba, provincia do Uíce, Angola: reflexões sobre o excesso na cobrança de dotes
Autor(es): Quizembo, Marta Bengue
Palavras-chave: Casamento
Angola
Cultura
Data do documento: 12-Jul-2024
Citação: QUIZEMBO, M. B. (2024)
Resumo: Esta pesquisa tem o potencial de mostrar detalhadamente a singularidade existente na prática do dote no contexto do Alambamento na cultura da etnia Kitximba. Quer dizer, além de trazer à luz esses aspectos distintos, socialmente esta pesquisa estará contribuindo no aumento de conhecimentos ajudando jovens de diferentes etnias que pretendem estreitar laços matrimoniais com mulheres pertencentes à cultura Kitximba. Pretende-se contribuir também para uma compreensão mais integral das dinâmicas socioculturais dentro dessa comunidade. Esta pesquisa, tem como objetivo pedagógico, ajudar a eliminar tabus e esclarecer dúvidas sobre os requisitos necessários, além de fornecer orientações para a realização de casamentos sem conflitos na comunidade Kitximba e em outras sociedades que pretendem contrair o matrimônio nesta etnia. A pesquisa não se limita em apresentar o casamento africano de Angola na etnia Kitximba para as sociedades africanas, visa também torná-lo compreensível em outros contextos sociais, tanto nacionais quanto internacionais.
Descrição: QUIZEMBO, Marta Bengue. Alamento Bantu, etnia Kitximba, província do Uíce, Angola: reflexões sobre o excesso na cobrança de dotes. 2024. 30f. Outros - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5861
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marta Bengue Quizembo.pdf2024_outros_marquizembo.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.