Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5879
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Francisco Diego Soares de-
dc.date.accessioned2024-09-16T12:52:12Z-
dc.date.available2024-09-16T12:52:12Z-
dc.date.issued2024-07-11-
dc.identifier.citationSOUSA, F. D. S. (2024)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5879-
dc.descriptionSOUSA, Francisco Diego Soares de. Ludicidade e experimentação no ensino de ciências: um estudo em duas escolas de ensino fundamental no Maciço de Baturité-CE. 2024. f84. Monografia - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO Ensino de Ciências no Brasil tem enfrentado diversos desafios, desde a falta de estrutura nas escolas de Ensino Fundamental até o ensino descontextualizado que dificulta a compreensão dos conceitos científicos. Para superar essas dificuldades é crucial adotar novas metodologias e estratégias que tornem o conteúdo científico mais acessível aos alunos. Uma abordagem promissora é o uso da experimentação e da ludicidade. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é compreender os impactos da experimentação e da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem de Ciências a partir da utilização de Sequências Didáticas Lúdico/Experimentais. Compreendendo a importância do lúdico e do experimental no Ensino de Ciências, com base nos estudos e pesquisas de diversos autores, desenvolveu-se uma metodologia utilizando Sequências Didáticas (SD) com atividades experimentais e lúdicas, para trabalhar conteúdos de ciências em turmas de 5o e 9o anos do Ensino Fundamental. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foram escolhidas duas escolas da Região do Maciço de Baturité-CE, sendo uma Escola Privada, localizada em Barreira-CE e uma Escola Pública localizada no interior do munícipio de Acarape-CE. As Sequências Didáticas foram desenvolvidas levando em consideração as competências e habilidades para o ensino e aprendizagem de Ciências na educação básica, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a partir do itinerário de conteúdos dos professores que participaram da pesquisa. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários para os estudantes e professores participantes, com o intuito de aferir às contribuições do material aplicado para o desenvolvimento das aulas de Ciências e para a construção da aprendizagem. Com base nas respostas aos questionários percebeu-se que, na percepção dos estudantes, as atividades das Sequências Didáticas ajudaram a compreender melhor os conteúdos, a medida em que as atividades experimentais possibilitaram a conexão entre teoria e prática, dentre outros elementos apontados pelos alunos. Já os professores, demonstraram aprovação pela metodologia utilizada, e reconheceram, dentre outras coisas, que as Sequências Didáticas conferem uma boa organização ao andamento das aulas, além de destacarem a importância do lúdico e do experimental no ensino. Considera-se, portanto, que as Sequências Didáticas Lúdico/Experimentais, a partir da presente experiência, apresentaram-se como uma metodologia eficaz para o ensino e aprendizagem de Ciências, pois promoveram a aprendizagem significativa; a interação e participação dos estudantes; a compreensão de conteúdos difíceis; a alfabetização científica a partir do ensino contextualizado; Dentre outros elementos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectSequências Didáticaspt_BR
dc.titleLudicidade e experimentação no ensino de ciências: um estudo em duas escolas de ensino fundamental no Maciço de Baturité-CEpt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCO DIEGO SOARES DE SOUSA.pdf2024 _mono_fransousa.pdf8,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.