Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5902
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santiago Neto, Reginaldo Umateb | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-16T16:12:09Z | - |
dc.date.available | 2024-09-16T16:12:09Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-20 | - |
dc.identifier.citation | SANTIAGO NETO, R. U. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5902 | - |
dc.description | SANTIAGO NETO, Reginaldo Umateb. O papel das línguas portuguesa e guineense no sistema de Ensino Básico de Guiné-Bissau. 2021. 20f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho visa analisar as políticas linguísticas institucionais e o papel das línguas portuguesa e guineense no sistema do ensino, considerando a possibilidade de oficialização do guineense (“crioulo”) e sua inserção nas instituições escolares públicas e privadas do país, especificamente no ensino básico. O texto apresenta e discute questões da política linguística adotada pelo Estado guineense, assim como seu reflexo na sociedade; a adoção do português como língua oficial e as consequências dessa escolha para com as línguas locais e, consequentemente, o sistema de ensino no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem. Por fim, tecemos reflexões sobre a possibilidade de ensino da língua guineense em escolas das redes pública e privada. Ao longo dessas abordagens, baseamos em autores como Calvet (2007), Oliveira (2016), entre outros, no que concerne às políticas linguísticas; Lagares (2018) e Martins (2014) em relação ao conceito de língua oficial; Declaração Universal dos Direitos Linguístico (Unesco, 1996), Cá (2008), Augel, Bernardo e Severo (2018), entre outros, para fundamentar as reflexões sobre a possibilidade do ensino da língua guineense. A pesquisa é de cunho bibliográfico e documental, elaborada com base nos materiais disponíveis como livros, revistas, artigos científicos e documentos oficiais do Estado guineense. Foi feita uma abordagem qualitativa das informações às quais tivemos acesso. Acredita-se que a oficialização e adoção do guineense no sistema de ensino pode trazer avanços significativos nesse setor, podendo não só fortalecer o aprendizado do aluno, como também contribuir fortemente na preservação da cultura e da identidade nacional, uma vez que a língua é vista como símbolo da unidade nacional. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Política linguística | pt_BR |
dc.subject | Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Língua guineense | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.title | O papel das línguas portuguesa e guineense no sistema de Ensino Básico de Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
REGINALDO UMATEB SANTIAGO NETO .pdf | 2021_art_regneto.pdf | 398,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.