Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5902
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantiago Neto, Reginaldo Umateb-
dc.date.accessioned2024-09-16T16:12:09Z-
dc.date.available2024-09-16T16:12:09Z-
dc.date.issued2021-08-20-
dc.identifier.citationSANTIAGO NETO, R. U. (2021)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5902-
dc.descriptionSANTIAGO NETO, Reginaldo Umateb. O papel das línguas portuguesa e guineense no sistema de Ensino Básico de Guiné-Bissau. 2021. 20f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho visa analisar as políticas linguísticas institucionais e o papel das línguas portuguesa e guineense no sistema do ensino, considerando a possibilidade de oficialização do guineense (“crioulo”) e sua inserção nas instituições escolares públicas e privadas do país, especificamente no ensino básico. O texto apresenta e discute questões da política linguística adotada pelo Estado guineense, assim como seu reflexo na sociedade; a adoção do português como língua oficial e as consequências dessa escolha para com as línguas locais e, consequentemente, o sistema de ensino no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem. Por fim, tecemos reflexões sobre a possibilidade de ensino da língua guineense em escolas das redes pública e privada. Ao longo dessas abordagens, baseamos em autores como Calvet (2007), Oliveira (2016), entre outros, no que concerne às políticas linguísticas; Lagares (2018) e Martins (2014) em relação ao conceito de língua oficial; Declaração Universal dos Direitos Linguístico (Unesco, 1996), Cá (2008), Augel, Bernardo e Severo (2018), entre outros, para fundamentar as reflexões sobre a possibilidade do ensino da língua guineense. A pesquisa é de cunho bibliográfico e documental, elaborada com base nos materiais disponíveis como livros, revistas, artigos científicos e documentos oficiais do Estado guineense. Foi feita uma abordagem qualitativa das informações às quais tivemos acesso. Acredita-se que a oficialização e adoção do guineense no sistema de ensino pode trazer avanços significativos nesse setor, podendo não só fortalecer o aprendizado do aluno, como também contribuir fortemente na preservação da cultura e da identidade nacional, uma vez que a língua é vista como símbolo da unidade nacional.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPolítica linguísticapt_BR
dc.subjectGuiné-Bissaupt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectLíngua guineensept_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.titleO papel das línguas portuguesa e guineense no sistema de Ensino Básico de Guiné-Bissaupt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
REGINALDO UMATEB SANTIAGO NETO .pdf2021_art_regneto.pdf398,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.