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Título: Aquisição lexical das crianças com Transtorno do Espectro Autista: uma análise da prática docente nas salas de Atendimento Educacional Especializado
Autor(es): Araújo, Zilanda Ferreira de Lima
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista
Aquisição lexical
Prática docente
Recursos didáticos
Data do documento: 15-Fev-2022
Citação: ARAÚJO, Z. F. L. (2022)
Resumo: A linguagem é um processo pelo qual o ser humano se utiliza para se comunicar, seja através da fala, expressões, sentimentos, escrita ou vários outros meios de comunicação existentes. A aquisição da linguagem é condição para as relações sociais, pois é através dela que os indivíduos estabelecem interação em sociedade. Entretanto, o indivíduo com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode apresentar certa limitação na capacidade psicomotora que, por sua vez, poderá gerar prejuízos em sua vida afetiva, social e de aprendizagem, não conseguindo utilizar de maneira natural as ferramentas da linguagem para uma boa comunicação. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo apresentar algumas reflexões a respeito da metodologia e prática docente utilizada para o desenvolvimento do vocabulário da criança com TEA. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e descritiva. Configura-se, também, como uma pesquisa de campo, visto que teve como instrumento uma entrevista realizada com duas professoras que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE), em uma escola que fica situada na cidade de Redenção-CE. Para definir o transtorno do espectro autista, tivemos como base teórica os autores Kanner (1943) e Michèle Kail (2013), além da Lei no 12.764/2012. Sobre os recursos didáticos e metodológicos que são utilizados para o processo de ensino/aprendizagem e aquisição do vocabulário das crianças com TEA, conclui-se que o processo acontece de forma dinâmica, em consonância com as particularidades desse público e são dirigidas por meio de metodologias, estímulos e materiais pedagógicos pensados e criados com objetivo de facilitar a aquisição da linguagem por parte destas crianças.
Descrição: ARAÚJO, Zilanda Ferreira de Lima. Aquisição lexical das crianças com Transtorno do Espectro Autista: uma análise da prática docente nas salas de Atendimento Educacional Especializado. 2022. 23. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2022.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5937
Aparece nas coleções:Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

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