Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5940
Título: | As contribuições do PIBID na formação inicial de professores: relatos de experiências dos bolsistas do subprojeto de letras-LP da Unilab |
Autor(es): | Moura, Maria Elisiane Gomes Maia |
Palavras-chave: | PIBID Bolsista Formação Docente |
Data do documento: | 3-Fev-2023 |
Citação: | MOURA, M. E. G. M. (2023) |
Resumo: | O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), que oferece bolsas em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino, de modo que possibilita aos alunos bolsistas ter um primeiro contato com a docência. O estudo foi desenvolvido com a temática: as contribuições do PIBID na formação inicial de professores. Tem como objetivos: descrever como funciona o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID na UNILAB, partindo das experiências dos alunos; analisar, a partir dos relatos de experiências, as contribuições do PIBID para os bolsistas do subprojeto de letras-LP da UNILAB. A pesquisa destaca as contribuições que o referido programa tem trazido, a partir dos relatos de experiências, para os bolsistas do subprojeto de letras-LP da UNILAB na formação inicial como professores, e ainda, a descrição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na UNILAB, partindo das experiências dos alunos-bolsistas. Neste estudo, ressalta-se algumas discussões reveladas em pesquisas bibliográficas, que se pode destacar: Freire (1979), Hooks (2013), Martins (2020). Para alcançar os objetivos da pesquisa, elaboramos questionários que foram enviados para dez alunos-bolsistas do programa do subprojeto letras-LP. O estudo possibilita uma maior compreensão acerca das contribuições que o programa traz para o bolsista, através de constante aperfeiçoamento, que proporciona melhorar a prática docente, lutando por um ensino decolonial, que desprende de uma lógica de um único mundo possível e se abre para uma pluralidade de vozes e caminhos. |
Descrição: | MOURA, Maria Elisiane Gomes Maia. As contribuições do PIBID na formação inicial de professores: relatos de experiências dos bolsistas do subprojeto de letras-LP da Unilab. 2023. 21f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5940 |
Aparece nas coleções: | Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Elisiane Gomes Maia Moura.pdf | 2023_art_mariamoura.pdf | 562,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.