Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5967
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lopes, Francisca Waline da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-20T15:40:52Z | - |
dc.date.available | 2024-09-20T15:40:52Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-11 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, F. W. S. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5967 | - |
dc.description | LOPES, Francisca Waline da Silva. O Processo de Implementação da Aprendizagem Cooperativa em uma Escola de Idiomas: Uma Experiência Docente. 2023. f18. TCC - Curso de Língua Inglesa, Instituto de Linguagens e Literaturas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo Este estudo explora a experiência da autora como professora de idiomas no Centro Cearense de Idiomas (CCI) ao longo de três semestres consecutivos, priorizando a implementação da Aprendizagem Cooperativa em um ambiente educacional que favorece a abordagem comunicativa no ensino de línguas estrangeiras. Investigando uma turma ao longo desses semestres, o artigo detalha o progresso do trabalho grupal na aplicação da Aprendizagem Cooperativa, destacando a dinâmica entre professores, gestores e exemplos de aulas que evidenciaram esse método de ensino. Inspirado na definição de pesquisa-ação de Gil (2002), o estudo combina pesquisa com ação direta na resolução de desafios coletivos, valorizando a colaboração entre pesquisadores e participantes, apesar das críticas à sua natureza participativa. A implementação da Aprendizagem Cooperativa foi alinhada aos princípios da abordagem comunicativa, destacando estratégias pedagógicas que promovem interações significativas e o uso autêntico da língua-alvo para desenvolver a proficiência linguística. O artigo oferece re- flexões detalhadas sobre desafios, estratégias adotadas e ajustes contínuos para otimizar a aplicação dessa abordagem no contexto específico do CCI, visando proporcionar uma compreensão crítica e prática das abordagens teóricas em um ambiente educacional real. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Cooperativa | pt_BR |
dc.subject | Abordagem Comunicativa | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Idiomas | pt_BR |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.title | O Processo de Implementação da Aprendizagem Cooperativa em uma Escola de Idiomas: Uma Experiência Docente | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Letras Língua inglesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Francisca Waline da Silva Lopes.pdf | 2023_art_franclopes.pdf | 230,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.