Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5999
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Eric Marques Coutinho | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-17T15:38:36Z | - |
dc.date.available | 2024-10-17T15:38:36Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-30 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, E. M. C. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5999 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Eric Marques Coutinho. Os/as estudantes do ensino médio leem e escrevem? Um estudo de caso em São Francisco do Conde (BA). 2024. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Em um mundo grafocêntrico, muitos desafios impostos aos/às jovens estão ligados à sua capacidade de lidar com o código escrito. A leitura e a escrita são invenções de altíssimo impacto na sociedade e, na era digital, têm se apresentado em diversas modalidades. Tendo em vista a importância desse instrumento, é genuíno o questionamento sobre as práticas de letramentos dos/das jovens atualmente: “os/as alunos leem e escrevem?’’. Ademais, se hipoteticamente a resposta for positiva, quais suportes e modalidades têm sido preferidos? Essa pesquisa se distingue das anteriores dedicadas às práticas de letramentos por investigar a leitura e a escrita de maneira mais ampla, levando em consideração aspectos digitais e analógicos. O objetivo é justamente identificar quais práticas de letramentos extraescolares estão presentes na vida social dos/das estudantes do ensino médio de São Francisco do Conde (BA). Para o desenvolvimento deste trabalho, utilizou-se um estudo bibliográfico, a fim de que a partir de uma sólida base teórica, pudesse ser realizada uma coleta de dados para obtenção de informações qualitativas e quantitativas. Em síntese, a pesquisa revela que os/as jovens leem e escrevem, porém, seus métodos de leitura e de escrita têm se apresentado de diferentes maneiras, havendo, assim, uma concomitância das práticas de letramentos analógicos e digitais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Incentivo à leitura - São Francisco do Conde (BA) | pt_BR |
dc.subject | Jovens - Livros e leitura - São Francisco do Conde (BA) | pt_BR |
dc.subject | Leitura - Estudo e ensino - São Francisco do Conde (BA) | pt_BR |
dc.title | Os/as estudantes do ensino médio leem e escrevem? Um estudo de caso em São Francisco do Conde (BA) | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Appears in Collections: | Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024_mono_ericoliveira.pdf | 2024_mono_ericoliveira.pdf | 2,05 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.