Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6004
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Eduardo, Antônio Pedro | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-18T15:04:29Z | - |
dc.date.available | 2024-10-18T15:04:29Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-15 | - |
dc.identifier.citation | EDUARDO, A. P. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6004 | - |
dc.description | EDUARDO, António Pedro. O ensino da história e cultura afro-brasileira: estudo das percepções de docentes na Educação Infantil. 2024. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este ensaio traz os resultados de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, realizada no Curso de Pedagogia – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, Campus dos Malês – Bahia, cujo finalidade foi investigar as percepções de docentes sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira em uma escola de Educação Infantil, da cidade de São Francisco do Conde- BA. A pesquisa, caracterizada como exploratória e qualitativa, foi realizada a partir da aplicação de um questionário com 3 (três) docentes. Os dados coletados mostraram que as professoras percebem a importância e buscam diariamente ensinar a história e cultura afro-brasileira, abordando temas como: a contribuição do negro na formação da sociedade brasileira; a história e aspectos culturais da África; a desconstrução de estereótipos em relação ao negro; construção da identidade negra das crianças. Entretanto, embora os alcances, as docentes também sinalizaram alguns desafios atrelados a necessidade de mais recursos didáticos e também de formação para implementar de forma mais efetiva a Lei 10.639/2003. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil - São Francisco do Conde (BA) | pt_BR |
dc.subject | História - Estudo e ensino - São Francisco do Conde (BA) | pt_BR |
dc.title | O ensino da história e cultura afro-brasileira: estudo das percepções de docentes na Educação Infantil | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_arti_antonioeduardo.pdf | 2024_arti_antonioeduardo.pdf | 674,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.