Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6004
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorEduardo, Antônio Pedro-
dc.date.accessioned2024-10-18T15:04:29Z-
dc.date.available2024-10-18T15:04:29Z-
dc.date.issued2024-05-15-
dc.identifier.citationEDUARDO, A. P. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6004-
dc.descriptionEDUARDO, António Pedro. O ensino da história e cultura afro-brasileira: estudo das percepções de docentes na Educação Infantil. 2024. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste ensaio traz os resultados de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, realizada no Curso de Pedagogia – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, Campus dos Malês – Bahia, cujo finalidade foi investigar as percepções de docentes sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira em uma escola de Educação Infantil, da cidade de São Francisco do Conde- BA. A pesquisa, caracterizada como exploratória e qualitativa, foi realizada a partir da aplicação de um questionário com 3 (três) docentes. Os dados coletados mostraram que as professoras percebem a importância e buscam diariamente ensinar a história e cultura afro-brasileira, abordando temas como: a contribuição do negro na formação da sociedade brasileira; a história e aspectos culturais da África; a desconstrução de estereótipos em relação ao negro; construção da identidade negra das crianças. Entretanto, embora os alcances, as docentes também sinalizaram alguns desafios atrelados a necessidade de mais recursos didáticos e também de formação para implementar de forma mais efetiva a Lei 10.639/2003.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileira - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação infantil - São Francisco do Conde (BA)pt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensino - São Francisco do Conde (BA)pt_BR
dc.titleO ensino da história e cultura afro-brasileira: estudo das percepções de docentes na Educação Infantilpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_arti_antonioeduardo.pdf2024_arti_antonioeduardo.pdf674,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.