Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6005
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Carla dos Santos-
dc.date.accessioned2024-10-18T18:17:53Z-
dc.date.available2024-10-18T18:17:53Z-
dc.date.issued2024-05-08-
dc.identifier.citationSOUZA, C. S. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6005-
dc.descriptionSOUZA, Carla dos Santos. Alfabetização e letramento na Educação Infantil: percursos avaliativos das práticas pedagógicas em uma escola de Santo Amaro - BA. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo buscou investigar os processos de alfabetização e letramento na educação infantil em uma escola de Santo Amaro, Bahia. O problema de pesquisa baseou-se na análise do percurso avaliativo em uma turma do grupo 5, de uma creche municipal, durante o período de três meses de observação no ano de 2023. Os objetivos foram identificar os instrumentos e critérios de ensino propostos pela educadora, examinar os mecanismos utilizados por ela no processo de aprendizagem e entender as estratégias pedagógicas adotadas para avaliar as hipóteses de escrita das crianças. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica e de campo, com observação participante na escola, e registro semanal das aulas durante esse período, além da realização de entrevista com a educadora. Embora a professora demonstra habilidade no planejamento e execução dessas atividades, observou-se o uso frequente de materiais xerocopiados, que não se alinham totalmente com novas teorias de alfabetização e letramento.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAlfabetização - Santo Amaro (BA)pt_BR
dc.subjectEducação infantil - Santo Amaro (BA)pt_BR
dc.subjectProfessores alfabetizadores - Santo Amaro (BA)pt_BR
dc.titleAlfabetização e letramento na Educação Infantil: percursos avaliativos das práticas pedagógicas em uma escola de Santo Amaro - BApt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_arti_carlasouza.pdf2024_arti_carlasouza.pdf721,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.