Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6007
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTrindade, Elane Souza Tourinho-
dc.date.accessioned2024-10-23T15:26:48Z-
dc.date.available2024-10-23T15:26:48Z-
dc.date.issued2024-05-13-
dc.identifier.citationTRINDADE, E. S. T. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6007-
dc.descriptionTRINDADE, Elane Souza Tourinho. As memórias dos alunos e professores do Programa Brasil Alfabetizado no distrito de Acupe, Santo Amaro-BA. 2024. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA proposta deste artigo busca analisar uma experiência de alfabetização de adultos efetuada no interior do Programa Brasil Alfabetizado, realizado no distrito de Acupe, município de Santo Amaro-Bahia, entre dezembro de 2015 a julho de 2016. Trata-se de uma pesquisa educacional fundamentada na perspectiva metodológica da História Oral, tendo as entrevistas e os relatos de memória como fontes de produção documental. O estudo selecionou um conjunto de sete alunos e duas professoras alfabetizadoras que participaram dessa iniciativa e se dispuseram a falar sobre suas experiências de alfabetização e ensino naquele momento. Reunindo depoimentos que se constituíram no corpus documental desta pesquisa, com vistas a explorar os significados das experiências de alfabetização de mulheres e homens trabalhadores. As principais referências teóricas deste ensaio se assentam nos conceitos de experiência e memória, como categorias centrais para este tipo de investigação, bem como nas noções de conflito, resistência, cultura, economia moral, costume e formação que alicerçam a perspectiva de pesquisa defendida pelo historiador inglês Edward Palmer Thompson, que articula tais categorias para conferir à educação e a seus agentes um papel destacado na organização da cultura de uma comunidade ou de um povo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação de adultos - Acupe (Santo Amaro, BA)pt_BR
dc.subjectHistória oral - Acupe (Santo Amaro, BA)pt_BR
dc.subjectPrograma Brasil Alfabetizado - Estudos de casopt_BR
dc.titleAs memórias dos alunos e professores do Programa Brasil Alfabetizado no distrito de Acupe, Santo Amaro-BApt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_arti_elanetrindade.pdf2024_arti_elanetrindade.pdf607,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.