Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6009
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Turé, Iliassa | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-23T18:28:58Z | - |
dc.date.available | 2024-10-23T18:28:58Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-09 | - |
dc.identifier.citation | TURÉ, I. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6009 | - |
dc.description | TURÉ, Iliassa. Ensino islamico na Guiné-Bissau: uma análise sobre as escolas tradicional corânicas Caranta e a Escola Madrassa. 2024. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de pesquisa visa analisar e discutir as diferenças, no funcionamento e das práticas pedagógicas utilizadas nas escolas corânicas tradicionais Caranta (local de leitura ou local de procura dos conhecimentos) e Madrassa (escola) na Guiné-Bissau-, expor diferentes formas de transmissão de saberes nas duas modalidades do ensino, mostrar as dificuldades enfrentadas pelas crianças talibés (discípulo/aluno) nas escolas tradicionais corânicas, em especial na região da senegâmbia, compreender a relação que existe entre as escolas corânicas e o ensino oficial na Guiné -Bissau e Cabo Verde, através da análise das Leis de Diretrizes Bases (LDB) da educação nos dois países, o referido texto é orientado pela metodologia qualitativa que serviu de linha-mestra de todo o processo da investigação-, entretanto, o meu interesse em dar continuidade com esta temática, tem mais a ver com a lacuna de conhecimento que este campo de pesquisa apresenta, por outro lado, devido a minha experiência que tive nas duas escolas corânicas, e também a minha primeira forma de alfabetização e letramento iniciaram nesta modalidade do ensino, isso me faz interessar no tema. Além disso, a leitura que fiz do tema de outros autores(as) me estimularam bastante na escolha da linha de pesquisa, entre os quais:- Djibril Saico Baldé (2011); Thiago Henrique Mota (2014); Eduardo Costa Dias (2005); Iero Candé (2019) Jeane Silva De Freitas (2013); Maria João Baessa Pinto (2012); Natália Ernesto Cá (2017) e Carlos Cardoso (2004) -. Isso me motivou bastante na escolha do assunto a fim de compreender melhor diferentes formas de funcionamento e as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas corânicas Caranta e Madrassa. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Escola Madrassa | pt_BR |
dc.subject | Escola Tradicional Corânica Caranta | pt_BR |
dc.subject | Islamismo - Guiné-Bissau - Educação | pt_BR |
dc.subject | Muçulmanos - Guiné-Bissau - Educação | pt_BR |
dc.title | Ensino islamico na Guiné-Bissau: uma análise sobre as escolas tradicional corânicas Caranta e a Escola Madrassa | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_arti_iliassature.pdf | 2024_arti_iliassature.pdf | 286,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.