Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6012
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Valdemira Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-23T20:39:37Z | - |
dc.date.available | 2024-10-23T20:39:37Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-13 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, V. S. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6012 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Valdemira Silva de. Desafios da atuação do docente na inclusão de alunos com TEA no Ensino Fundamental. 2024. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ofertar uma educação igualitária para todos sem distinção, atendendo às necessidades educativas especiais dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um dos maiores desafios da atualidade. Nesse contexto este artigo apresenta uma problemática: quais desafios o docente encontra na inclusão dos alunos com TEA no contexto do Ensino Fundamental? A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura, visando responder a esta pergunta, baseando-se em aportes teóricos, disponíveis no repositório da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, de autores egressos dessa instituição. Os Artigos e monografias foram selecionados através do uso das palavras-chaves TEA, autismo e Transtorno do Espectro Autisita, onde buscou-se a similaridade da área do conhecimento em estudo. Os objetivos deste trabalho são: refletir sobre o processo de inclusão de alunos com TEA no contexto do Ensino Fundamental; compreender a prática de ensino docente na atuação com crianças com Transtorno do Espectro Autista e mapear os trabalhos produzidos no repositório da Unilab sobre práticas pedagógicas inclusivas para alunos com TEA. A partir do mapeamento e da análise dos estudos encontrados, foram identificados alguns desafios enfrentados pelos alunos com TEA nos espaços escolares, tendo em vista a resistência e o despreparo de muitas escolas referente a inclusão desse público, fatos que obstaculizam práticas pedagógicas inclusivas, dificultando o aprendizado desses alunos. Percebe-se nesse estudo que as práticas pedagógicas inclusivas apesar de serem utilizadas por alguns profissionais da educação, ainda são um grande desafio para muitos professores. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Crianças com Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Professores de ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Desafios da atuação do docente na inclusão de alunos com TEA no Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_arti_valdemiraoliveira.pdf | 2024_arti_valdemiraoliveira.pdf | 418,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.