Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6012
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorOliveira, Valdemira Silva de-
dc.date.accessioned2024-10-23T20:39:37Z-
dc.date.available2024-10-23T20:39:37Z-
dc.date.issued2024-05-13-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, V. S. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6012-
dc.descriptionOLIVEIRA, Valdemira Silva de. Desafios da atuação do docente na inclusão de alunos com TEA no Ensino Fundamental. 2024. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024.pt_BR
dc.description.abstractOfertar uma educação igualitária para todos sem distinção, atendendo às necessidades educativas especiais dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um dos maiores desafios da atualidade. Nesse contexto este artigo apresenta uma problemática: quais desafios o docente encontra na inclusão dos alunos com TEA no contexto do Ensino Fundamental? A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura, visando responder a esta pergunta, baseando-se em aportes teóricos, disponíveis no repositório da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, de autores egressos dessa instituição. Os Artigos e monografias foram selecionados através do uso das palavras-chaves TEA, autismo e Transtorno do Espectro Autisita, onde buscou-se a similaridade da área do conhecimento em estudo. Os objetivos deste trabalho são: refletir sobre o processo de inclusão de alunos com TEA no contexto do Ensino Fundamental; compreender a prática de ensino docente na atuação com crianças com Transtorno do Espectro Autista e mapear os trabalhos produzidos no repositório da Unilab sobre práticas pedagógicas inclusivas para alunos com TEA. A partir do mapeamento e da análise dos estudos encontrados, foram identificados alguns desafios enfrentados pelos alunos com TEA nos espaços escolares, tendo em vista a resistência e o despreparo de muitas escolas referente a inclusão desse público, fatos que obstaculizam práticas pedagógicas inclusivas, dificultando o aprendizado desses alunos. Percebe-se nesse estudo que as práticas pedagógicas inclusivas apesar de serem utilizadas por alguns profissionais da educação, ainda são um grande desafio para muitos professores.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCrianças com Transtorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectProfessores de ensino fundamentalpt_BR
dc.titleDesafios da atuação do docente na inclusão de alunos com TEA no Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece en las colecciones: Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_arti_valdemiraoliveira.pdf2024_arti_valdemiraoliveira.pdf418,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.