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Título: Educar e cuidar: entre a política e a prática do auxiliar de classe da Educação Infantil do município de Candeias/BA
Autor(es): Silva, Jocilene do Nascimento
Palavras-chave: Educação infantil - Finalidades e objetivos - Candeias (BA)
Educação infantil - Candeias - Legislação
Data do documento: 13-Mai-2024
Citação: SILVA, J. N. (2024)
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar as atribuições definidas para auxiliares de classe de Educação Infantil, nos documentos oficiais e editais de concursos públicos realizados pela Secretaria Municipal de Educação de Candeias-BA. Com os objetivos específicos, buscou-se: 1) Mapear documentos oficiais e editais para concursos públicos para auxiliares de classe para a Educação Infantil, no município de Candeias-BA; 2) Levantar as atribuições e suas mudanças, definidas em documentos oficiais e editais para concursos, para auxiliares de classe; 3) Verificar se as atribuições para auxiliares de classe, definidas em documentos oficiais e editais para concursos, são garantidas como um direito. O referencial teórico utilizado buscou compreender os conceitos históricos e polêmicos do campo da Educação Infantil: Educar e Cuidar. Em relação à abordagem metodológica, a pesquisa vincula-se aquela de caráter qualitativo, sendo assim, foram utilizados como procedimentos para a geração de dados, o levantamento e a análise documental, por meio de documentos oficias, editais de concursos públicos realizados pela secretaria de educação de Candeias e documentos de reinvidicações apresentadas pelas auxiliares de classe da Educação Infantil. Entre outros resultados, foi possível verificar que existem várias discrepâncias entre o que a Lei de Diretrizes e Base da Educação estabelece a respeito dos profissionais que devem atuar em salas de aulas de instituições de Educação Infantil e as leis e editais publicados pelo município de Candeias.
Descrição: SILVA, Jocilene do Nascimento. Educar e cuidar: entre a política e a prática do auxiliar de classe da Educação Infantil do município de Candeias/BA. 2024. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6013
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

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