Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6014
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Maia, Karina da Silva Santana | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-25T14:47:36Z | - |
dc.date.available | 2024-10-25T14:47:36Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-09 | - |
dc.identifier.citation | MAIA, K. S. S. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6014 | - |
dc.description | MAIA, Karina da Silva Santana. Literatura afro-brasileira como prática de combate ao racismo nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2024. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa objetiva analisar como a Literatura Afro-Brasileira está sendo vivenciada como prática de combate ao racismo, por uma docente de turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola do município de Santo Amaro/BA. A escola sendo um espaço social e de formação, precisa acolher e discutir a diversidade, respeitando e valorizando as relações étnico-raciais. Entretanto, a Literatura Afro-Brasileira, apesar de estar respaldada na Lei de Diretrizes e Bases Brasileiras, alterada pela Lei nº 10.639/03, enfrenta muitos desafios para a sua consolidação de forma efetiva no espaço escolar, razão pela qual encontra-se às margens do currículo escolar. A pesquisa possui natureza qualitativa e para dar conta dos objetivos, utilizamos como procedimento metodológico o estudo bibliográfico e uma entrevista semiestruturada, com uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental. Por esse caminho foi possível discutir as percepções da professora acerca da importância de trabalhar a Literatura Afro-Brasileira, como prática de combate ao racismo; mostrar como a docente tem trabalhado com a Literatura Afro-Brasileira e refletir sobre desafios do trabalho pedagógico com Literatura Afro-Brasileira nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Constatou-se que a Literatura Afro-Brasileira nos Anos Iniciais é um instrumento importante para explorar referenciais positivos, os quais valorizam a história, a luta e resistência da população negra, provocando transformações nas crianças, elevando a sua autoestima, formando cidadãos conscientes de sua origem, bem como combatendo o racismo e as desigualdades sociais. Desse modo, desconstruindo a imagem negativa que foi disseminada ao longo da história brasileira e reproduzida ou consolidada pelo sistema educacional através de propostas curriculares eurocêntricas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Antirracismo - Santo Amaro (BA) | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental - Santo Amaro (BA) | pt_BR |
dc.subject | Literatura afro-brasileira | pt_BR |
dc.title | Literatura afro-brasileira como prática de combate ao racismo nos anos iniciais do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_mono_karinamaia.pdf | 2024_mono_karinamaia.pdf | 822,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.