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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6018
Título: | Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na Educação Infantil: percepções e providências de professoras de uma escola municipal de Santo Amaro da Purificação-BA |
Autor(es): | Ferreira, Sílvia Regina Barbosa da Paixão |
Palavras-chave: | Educação pré-escolar - Participação dos pais - Santo Amaro (BA) Distúrbio do Déficit de Atenção Com Hiperatividade - Santo Amaro (BA) Professores de Educação Infantil - Santo Amaro (BA) |
Data do documento: | 10-Mai-2024 |
Citação: | FERREIRA, S. R. B. P. (2024) |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo analisar as percepções e práticas de professoras sobre crianças que apresentam sintomas de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), em espaços de Educação Infantil. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola de Educação Infantil no município de Santo Amaro da Purificação-BA. Em particular, o estudo buscou: (1) Levantar as percepções de professoras sobre o conceito de TDAH e os sintomas apresentados por crianças, inseridas em contexto de Educação Infantil, especificamente na pré-escola; (2) identificar as práticas pedagógicas adotadas, em contexto de Educação Infantil, com crianças que apresentam sintomas de TDAH e, 3) Averiguar a relação estabelecida entre a família e a escola, em caso de haver crianças que apresentam sintomas de sintomas do TDAH. O referencial teórico utilizado buscou compreender as teorias de aprendizagens, os conceitos e diferenças entre dificuldades de aprendizagens e transtornos e o próprio conceito de TDAH. Além de compreender como ocorreriam as práticas em contextos de Educação Infantil. Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa vincula-se aquela de caráter qualitativo, sendo assim, foram utilizados procedimentos para a geração de dados por meio de entrevistas com professoras de duas turmas de crianças entre 4 e 5 anos de idade. Sobre os resultados, a pesquisa demonstrou que as professoras entrevistadas tinham pouco conhecimento sobre o conceito de TDAH e os sintomas apresentados pelas crianças, em relação às práticas pedagógicas, uma, entre as duas entrevistadas, demonstrou desenvolver estratégias mais direcionadas quando percebia algum tipo de dificuldade de aprendizagem ou transtorno, entre as crianças. Ainda, como resultado, as entrevistadas não souberam precisar como ocorria a relação entre a instituição de Educação Infantil e as famílias, em casos em que crianças apresentam sintomas de TDAH. |
Descrição: | FERREIRA, Sílvia Regina Barbosa da Paixão. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na Educação Infantil: percepções e providências de professoras de uma escola municipal de Santo Amaro da Purificação-BA. 2024. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6018 |
Aparece nas coleções: | Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
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