Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6067
Título: Entre ser e não ser: observações sobre a presença de lgbt's em uma escola de ensino médio de Redenção – Ceará
Autor(es): Vidal, Antoniel do Nascimento
Palavras-chave: LGBT
Gênero e Escola
Visibilidade LGBT
Educação
Data do documento: 8-Ago-2019
Citação: VIDAL, A. N. (2019)
Resumo: Este presente artigo possui a finalidade de compreender e gerar reflexões sobre a presença de LGBT’s na escola, pensando no aspecto de ausência e inclusão desses sujeitos no espaço escolar. Dentro disso, a pesquisa se deu em uma escola estadual de Ensino Médio, localizada na cidade de Redenção - Ceará, possibilitada pela disciplina de Estágio Supervisionado em Sociologia I e pelo Programa de Residência Pedagógica, na qual, viabilizou um período de observações do espaço escolar dentro do ambiente de sala de aula, como do espaço geral que engloba a instituição. Metodologicamente, a técnica de observação participante foi o meio principal de captação dos dados que originaram esta pesquisa. Como resultado final, se observa que a escola se mostra como um espaço de docilização e disciplinamento dos corpos de sujeitos LGBT’s, dificultando a visibilidade de reconhecer esses sujeitos no ambiente interno da instituição.
Descrição: VIDAL,Antoniel do Nascimento. Entre ser e não ser: observações sobre a presença de lgbt's em uma escola de ensino médio de Redenção – Ceará. 2019, 12f. TCC - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6067
Aparece nas coleções:Artigo - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antoniel do Nascimento Vidal.pdf2019_art_antonielvidal.pdf201,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.