Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6197
Título: | A Formação Didático-Pedagógica do Curso de Licenciatura em Física do IFCE Campus Acaraú/CE: a percepção dos estudantes |
Autor(es): | Oliveira, Larissa Camila Martins de |
Palavras-chave: | Formação Didático-pedagógica Licenciatura em Física Saberes Docentes |
Data do documento: | 9-Fev-2024 |
Citação: | OLIVEIRA, L. C. M. (2024) |
Resumo: | Uma problemática recorrente nas pesquisas acadêmicas sobre o ensino de Física na Educação Básica é com relação à didática do professor voltada excessivamente para cálculos e fórmulas matemáticas, desconectadas do cotidiano e que pouco traz significados para os alunos (Moreira, 2021). Essa problemática, volta-se para a formação inicial dos professores de Física. Que saberes são necessários à prática desses docentes? Outro aspecto relevante é a imagem social do professor que tem sido marcada por um contexto de desvalorização profissional e inseguranças causadas pela violência ou por baixos salários e péssimas condições de trabalho. Essas questões tem refletido nos dados estatísticos que mostram as baixas matrículas nas licenciaturas, sobretudo na área de Ciências da Natureza. Os estudantes de Licenciatura em Física comumente revelam o motivo do ingresso no curso ser por falta de opções. Diante da escassez eles apostam na oportunidade de ingressar no ensino superior e, em alguns casos, na afinidade com a área da Física. Raramente relatam que querem ser um(a) professor(a), o que impacta na relação com o saberes necessários à docência. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo investigar a percepção dos estudantes do curso de Licenciatura em Física do IFCE– Campus Acaraú a respeito das disciplinas didático-pedagógicas como um saber docente necessário à prática educativa. Para alcançar esse objetivo geral, detalhamos em quatro específicos: I. Refletir sobre os aspectos históricos e teóricos que envolvem a construção da identidade docente e a formação didático-pedagógica dos licenciandos em Física; II. Analisar o currículo do curso de licenciatura em Física do IFCE, as articulações e as relações existentes entre os saberes que constituem a docência. III. Identificar a percepção dos licenciandos em Física sobre as disciplinas didático- pedagógicas. IV. Desenvolver uma oficina pedagógica para analisar a mobilização e articulação dos saberes necessários à prática educativa dos licenciados. Metodologicamente, esta pesquisa é de natureza aplicada, do tipo exploratória, com abordagem qualitativa, com base na revisão de literatura foi possível refletir sobre os aspectos históricos e teóricos que envolvem a construção da identidade docente, bem como a formação didático- pedagógica dos licenciandos em Física. A pesquisa resultou em um produto educacional definido como oficina pedagógica intitulada “Mobilizando os Saberes Docentes”, com os estudantes do curso de licenciatura em Física do IFCE – Campus Acaraú, que possibilitou analisarmos a articulação entre os saberes necessários à prática educativa, a partir da compreensão deles sobre a importância das disciplinas didático-pedagógicas. |
Descrição: | OLIVEIRA, Larissa Camila Martins de. A Formação Didático-Pedagógica do Curso de Licenciatura em Física do IFCE Campus Acaraú/CE:a percepção dos estudantes. 2024. 116f.Dissertação - Curso de Ensino e Formação Docente, Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6197 |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LARISSA CAMILA MARTINS DE OLIVEIRA.pdf | 2024_diss_larioliveira.pdf | 3,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.