Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6212
Título: Literatura e Memória em Pepetela: Um estudo dos romances Mayombe , A Geração da Utopia e Parábola do Cágado Velho
Autor(es): Rocha Júnior, Maurílio Alves
Palavras-chave: Literatura Angolana
Pepetela
Angola - África
Estudos Pós-Coloniais
Memória
Data do documento: 17-Jun-2024
Citação: ROCHA JÚNIOR, M. A. (2024)
Resumo: A presente dissertação analisa os romances Mayombe (2013), A geração da Utopia (2013) e Parábola do Cágado Velho (2005), autoria do escritor e sociólogo angolano Pepetela, a partir das perspectivas dos estudos pós-coloniais e nos debates sobre Literatura e Memória, no âmbito das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Observando as obras do escritor angolano Pepetela como um projeto literário que apresenta memórias de luta e resistência em Angola, o presente trabalho investiga os romances a partir da representação literária durante o processo de emancipação política, tendo um recorte temporal inicializando nos preparativos e no combate armado para as lutas de libertação nacionalista (1960-1975), bem como a eclosão e as sequelas advindas da guerra civil (1976-2002). A hipótese desta dissertação é a de que as obras literárias destacadas neste trabalho podem ser consideradas um produto estético literário que reflete momentos revolucionários em Angola. Constituindo-se, assim, que apresentam representações literárias dos combates armados presenciados no território angolano. Nessa perspectiva, a partir das leituras e investigações dos romances à luz da memória política e social de Angola foi possível detectar que o escritor angolano aborda como prisma principal a os embates políticos e sociais do povo angolano no que diz respeito as lutas de independência nacionalista (1960-1975), guerra civil (1976-2002), bem como os rastros de uma herança legada para o pós-independência. Desse modo, Pepetela, na dinâmica da escrita das Literaturas Africanas, constrói um projeto literário, cujo enredo, tempo e espaço aglutina-se com a memória de uma sociedade que sonhou, lutou, desencantou, mas que no pós-independência, especificamente, pela via de uma nova geração de jovens, reascendeu, mais uma vez, resquícios da utopia de uma sociedade justa e igualitária.
Descrição: ROCHA JÚNIOR, Maurílio Alves. Literatura e Memória em Pepetela: umi estudo dos romances Mayombe , A Geração da Utopia e Parábola do Cágado Velho. 2024. 93f. Dissertação - Curso de Mestrado Interdisciplinar em Humanidades, Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6212
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAURILIO ALVES ROCHA JÚNIOR.pdf2024_diss_maurochajúnior.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.