Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/626
Título: As lutas de libertação e os processos de descolonização nos países africanos de língua oficial portuguesa (1955-1975)
Autor(es): Mango, Calido
Palavras-chave: Descolonização - África - História
Colônias - História
África - Colonização
Movimentos de libertação nacional - África
Data do documento: 25-Nov-2016
Citação: MANGO, C. (2016)
Resumo: Este trabalho estuda o processo colonial português na África, assunto que marcou o mundo e ganhou mais repercussão mundial a partir de década de 40 até meados de 70; nessa época houve mais envolvimento das organizações e países não africanos para colocar um fim na colonização europeia. Esse processo histórico marcou os atuais países: a Guiné-Bissau, Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe, em diversas situações no que referem a uma nação independente. Os reflexos de colonialismo continuam vivos nas sociedades destes países, ainda hoje, desde a língua portuguesa que é imposta pelo colonialismo como língua da educação e o trabalho, os sistemas administrativos atuais destes países são do modelo português. Este trabalho procura trazer à tona os diversos parâmetros pelo qual este processo passou até chegar ao seu fim, à importância das lutas e a preservação histórica da libertação desses países. A importância da valorização identitária, através do qual os nacionalistas lutaram pelos seus povos, com intuito de resgatar a liberdade, o respeito, a voz e a verdadeira identidade africana aos povos africanos foi a grande motivação para a luta de independência.
Descrição: MANGO, Calido. As lutas de libertação e os processos de descolonização nos países africanos de língua oficial portuguesa (1955-1975). 2016. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/626
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_mono_cmango.pdf717,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.