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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6294
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Cruz, Vivian Silva da | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-07T17:40:18Z | - |
dc.date.available | 2025-03-07T17:40:18Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-23 | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, V. S. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6294 | - |
dc.description | CRUZ, Vivian Silva da. A linguagem do graffiti em sala de aula: possibilidades para um letramento antirracista. 2024. 70 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem: Contextos Lusófonos Brasil-África) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Atualmente, o graffiti é um objeto de pesquisa em diversas áreas no Brasil. As primeiras manifestações de graffiti, encontradas em pinturas rupestres, retratavam animais, caçadores e símbolos misteriosos. Embora relativamente recente no país, chegou através da cultura hip-hop de Nova York entre o final dos anos 1970 e início dos anos 1980. A pesquisa aqui discutida investiga em que medida o graffiti contribui para um processo de letramento antirracista na educação formal. O letramento racial envolve práticas transformadoras que permitem aos indivíduos entenderem e analisarem a produção de si mesmos como sujeitos racializados. O objetivo é verificar como o graffiti, enquanto linguagem, pode servir a esse propósito. Especificamente, a pesquisa pretende: oferecer um panorama histórico do graffiti; relacionar o graffiti com a intervenção urbana; e analisar sua ligação com o estado da arte. Será desenvolvido um projeto escolar com alunos de uma escola em Salvador-BA, e também o estudo das artes dos graffiteiros Lee27 e Bigod e suas contribuições na Arte. O estudo propõe que o graffiti, além de sua dimensão estética, é uma poderosa ferramenta de comunicação sobre questões raciais e culturais. O primeiro capítulo, "História do Graffiti", explora as origens e evolução do graffiti, destacando sua importância em comunidades negras e latinas de Nova York como forma de resistência. Os capítulos seguintes, "Graffiti como Letramento de Resistência" e "O Impacto do Graffiti", aprofundam a análise sobre como essa arte urbana pode promover diálogo cultural e reflexão sobre questões raciais. A metodologia baseia-se em uma revisão de literatura, permitindo uma análise abrangente das fontes teóricas e empíricas. A estrutura do trabalho aborda desde a história do graffiti e seus principais artistas até seu papel como intervenção urbana e ferramenta de letramento de resistência, proporcionando uma compreensão aprofundada e organizada desse fenômeno. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Letramento - Resistência | pt_BR |
dc.subject | Graffiti - Expressão | pt_BR |
dc.subject | Antirracismo | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.title | A linguagem do graffiti em sala de aula: possibilidades para um letramento antirracista | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações - Mestrado em Estudos de Linguagens: Contextos Lusófonos Brasil-África (São Francisco do Conde) |
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