Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/637
Título: Anemia falciforme: uma abordagem de pontos históricos, enfatizando sobre a prevalência da doença no município de São Francisco do Conde e minhas vivências familiares
Autor(es): França, Ébano Francisco Souza
Palavras-chave: Anemia
Anemia falciforme
Data do documento: 29-Jul-2017
Citação: FRANÇA, E. F. S. (2017)
Resumo: Esta pesquisa visa analisar o processo histórico da anemia falciforme, que atinge milhões de negros na sociedade brasileira. O principal objetivo é de mostrar as políticas públicas efetuadas para combater e controlar a doença na cidade de São Francisco do Conde, que é uma região marcada historicamente pela presença da população afro descendente. Uma análise dessa patologia no contexto africano e americano também será mostrada, para um melhor entendimento sobre a presença da mesma nessas regiões. No Brasil, visto pelo histórico de doentes e da grande população descendentes de negros africanos escravizados, foi necessária uma análise no campo histórico, para abordar as construções sociais e importância dos processos educativos na desconstrução da invisibilidade do negro no país. Através dos dados obtidos através das investigações, pudemos notar os altos índices de prevalência da doença falciforme nas comunidades em São Francisco do Conde e, quais medidas vêm sendo executadas para os portadores. As minhas vivências familiares com a patologia também foram registradas, pois, através dos acontecimentos históricos que vem desde o descobrimento da mesma nos meus irmãos, até as lutas para vencer as barreiras e conseguir acesso nas políticas públicas.
Descrição: FRANÇA, Ébano Francisco Souza. Anemia falciforme: uma abordagem de pontos históricos, enfatizando sobre a prevalência da doença no município de São Francisco do Conde e minhas vivências familiares. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/637
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_mono_efranca.pdf618,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.