Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6370
Título: | Metodologias atividades de aprendizagem: A utilização de um quiz sobre o corpo humano como proposta pedagógica lúdica para o ensino de ciências |
Autor(es): | Ferreira, Paulo Roberto Sousa |
Palavras-chave: | Ensino de Ciências Jogo Didático Metodologias Ativas Quiz |
Data do documento: | 4-Dez-2021 |
Citação: | FERREIRA, P. R. S. (2021) |
Resumo: | As metodologias ativas de ensino consistem em excelentes estratégias pedagógicas para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em ciências. Um exemplo de metodologia ativa é a utilização de um quiz sobre o corpo humano, que consiste em uma proposta pedagógica lúdica que contribui para o ensino e para a aprendizagem em ciências. Desse modo, esse trabalho objetivou destacar a importância da utilização de metodologias ativas de ensino para a melhoria do ensino de ciências através do jogo didático “Quiz sobre o corpo humano”. Na metodologia, destaca-se que esta pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Pedro Alexandrino de Lima, localizada em Barreira-CE. Inicialmente, fez-se uma exposição teórica sobre os conteúdos do assunto “Corpo Humano” nas turmas dos 8o anos “A” e “B”. Em seguida, aplicou-se em ambas as turmas um questionário estruturado com 10 perguntas de múltipla resposta (com itens a, b, c, d e e) sobre o assunto “Corpo Humano”, visando diagnosticar e avaliar a aprendizagem dos alunos acerca dessa temática. Depois disso, aplicou-se o jogo didático “Quiz sobre o corpo humano” na turma do 8o ano “A”. Por último, aplicou-se um questionário a turma do 8o ano “A” sobre a opinião dos alunos sobre a aplicação do jogo didático utilizado, visando obter um retorno da aceitação e eficácia do jogo. Os resultados deste trabalho são: a) a constatação da dificuldade de aprendizagem dos alunos das turmas do 8o ano “A” e “B” sobre o assunto “Corpo Humano” através da aplicação e interpretação do questionário sobre aprendizagem dos alunos acerca do assunto “Corpo Humano”; b) uma dinamicidade na metodologia docente; c) a aceitação dos alunos em relação a aplicação do jogo didático utilizado; d) uma maior participação discente nas aulas; e) uma melhor compreensão dos conteúdos abordados e f) uma melhoria da aprendizagem dos alunos. A partir da realização desta pesquisa, conclui-se que a aplicação do jogo didático “Quiz sobre o corpo humano” contribuiu para a melhoria da aprendizagem discente e para a prática docente em ciências da turma analisada, configurando assim a importância da ludicidade e das metodologias ativas de ensino para o processo de ensino- aprendizagem em ciências. |
Descrição: | FERREIRA, Paulo Roberto Sousa. Metodologias atividades de aprendizagem: A utilização de um quiz sobre o corpo humano como proposta pedagógica lúdica para o ensino de ciências. 2021, 20f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6370 |
Aparece nas coleções: | Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PAULO ROBERTO SOUSA FERREIRA .pdf | 2021_art_pferreira.pdf | 518,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.